“Entender como fidelizar o cliente foi algo que aprendemos com o tempo”

O MEU NEGÓCIO

“Entender como fidelizar o cliente foi algo que aprendemos com o tempo”

Diretores da Gaudore, Roger Lourenzi e Luciane da Silva lembram processo de fundação da empresa e adaptação no mercado. Detalham, ainda, a importância da conexão com o cliente e abertura para feedbacks

“Entender como fidelizar o cliente foi algo que aprendemos com o tempo”
Diretores da Gaudore falam sobre trajetória da empresa e importância do bom relacionamento com o cliente (Foto: Foto Mateus Rois)
Vale do Taquari

Valorizar as pessoas e proporcionar momentos agradáveis e perfumados aos clientes. Missão da Gaudore, empresa fundada a partir da parceria de duas pessoas entusiasmadas com a área de aromatizantes, perfumaria e cosméticos. A companhia atua há nove anos no mercado e possui planos de expansão.

Diretores da companhia, Roger Lourenzi e Luciane da Silva, foram os convidados dessa segunda-feira, 28, de “O Meu Negócio”, programa multiplataforma do Grupo A Hora. Durante o bate-papo, os empreendedores recordaram a trajetória pessoal e da empresa, os desafios e o processo de consolidação no mercado.

Luciane nasceu em Lajeado, mas foi adotada por um casal residente de Roca Sales. Ela explica que, após o término do curso técnico em química, se mudou para Encantado, onde seguiu trabalhando na área até o surgimento da Gaudore.

Além de química, Luciane é formada em estética de cosméticos, por isso é a responsável pela parte do desenvolvimento e formulação de produtos e, ainda, trabalha diretamente ligada ao marketing da empresa.
Natural da região do Vale dos Sinos, Lourenzi se mudou para Encantado com 10 anos, local onde permanece até hoje. Ele explica que antes de abrir a Gaudore trabalhou na Vini Lady, empresa de cosméticos referência em Encantado.

“Passei por diversos setores da empresa, aprendi sobre processos e distribuição, foi uma grande escola e sou muito grato por isso”. Agora, com o próprio negócio, é o responsável pela administrativa e comercial da empresa.

Lourenzi e Luciane detalham que se conheceram no período em que ambos trabalhavam no setor químico da Vini Lady. Juntos, passaram a planejar a empresa que, em 2014, foi fundada em Encantado. A Gaudore, hoje, tem um catálogo com quase 300 produtos, uma sede em Encantado e outra para ser inaugurada em Lajeado.

“Queremos que o cliente sinta o amor colocado nos produtos”

Rogério Wink: Como começou a marca?
Luciane da Silva: Começamos vendendo nossos primeiros produtos quando ainda nem tínhamos o nome decidido. Era um lote piloto, tivemos apoio de família, amigos e algumas pessoas de fora. Após registrarmos a marca e iniciarmos as vendas como Gaudore, tivemos uma resposta muito positiva, a comunidade de Encantado comprou nossa ideia e, consequentemente, nossos produtos. Nos especializamos em aromas, algo que já existia, mas não era muito acessível. Fizemos, então, um produto acessível e bem formulado, assim, conseguimos expandir o mercado interno.

Wink: De onde vem o nome Gaudore?
Luciane: Gaudore vem da junção de galdimonium que, em latim significa alegria e bem estar, e odore, em italiano, aroma e odor. O nome da empresa reflete o que queremos passar com nossos produtos: são aromas que proporcionam alegria e bem estar.

Wink: O que foi necessário durante a estruturação?
Roger Lourenzi: Antes de qualquer coisa, muito estudo e conhecimento. Esses processos podem ser feitos manual ou industrialmente, tudo depende da escala que se quer produzir. Analisamos muito isso com o passar do tempo e, assim, fomos decidindo quais as áreas que precisavam de investimento em maquinário. Sempre nos organizamos como uma empresa grande setorizando tudo, preocupados com a legislação e padronização de procedimentos. Isso foi muito importante.

Wink: Como vocês constroem a ideia de um produto?
Luciane: Formulamos a fragrância pensando no consumidor e no que ele vai sentir usando aquilo. O marketing é trabalhado em como chegaremos ao cliente. Por isso que, muitas vezes, pensamos numa estratégia de venda baseado no que achamos impactante. Também tentamos trazer a demanda e as ideias do cliente para a produção, queremos que eles se sintam incluídos em todo o projeto.
Lourenzi: Estamos sempre de olho nas tendências, nos aperfeiçoando e buscando cursos. Afinal é um setor muito dinâmico, que toda hora surge uma nova matéria prima, tecnologia ou produto. Trabalhamos tentando surpreender o cliente trazendo algo novo ou uma versão melhorada de algo que já exista.

Wink: Quais foram os maiores desafios?
Lourenzi: Os maiores desafios foram da porta pra fora. Sempre estivemos muito preparados por dentro. Entender como fidelizar o cliente e fazer com que ele se apaixonasse pela marca foi algo que aprendemos com o tempo. Entendemos que nosso produto, por ser algo exclusivo e bem pensado, além do atendimento atencioso com nossos clientes, fez com que as pessoas nos escolhessem.
Luciane: Temos um problema muito grande aqui no Brasil, que é a baixa variedade de embalagens diferentes e acessíveis. Ou se paga caro por algo diferente ou acabamos utilizando as embalagens padrão. No nosso caso, precisamos de um trabalho mais atencioso e dedicado na rotulação e apresentação para os clientes. É isso que cativa.

Wink: Vocês têm planos de expandir o negócio?
Lourenzi: Sim. Além da nossa loja em Encantado, neste sábado, 2, estaremos inaugurando uma nova loja em Lajeado. Ela seguirá o mesmo propósito da filial já existente. Além de um atendimento exclusivo, o local conta com cerca de 300 produtos à disposição do cliente, incluindo itens exclusivos das lojas físicas.

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