Agroklein mostra como estratégia contribui no empreendedorismo

Vale Empreendedor

Agroklein mostra como estratégia contribui no empreendedorismo

Jorge Klein foi leiteiro e criou, há 32 anos, uma empresa com abordagem de vendas proativa e financiamento flexível para agricultores

Agroklein mostra como estratégia contribui no empreendedorismo
Marcelo, Jorge e Matheus Klein, nomes que lideram a empresa. (Foto: Andreia Rabaiolli)

O empreendedor que inova nas vendas e fornece suporte diferenciado após a compra, dificilmente é esquecido pelos clientes. É esse relacionamento amigável que constrói boas relações comerciais e, com isso, leva o negócio mais longe. O diretor da Agroklein, Jorge Klein, observou que tinha em mãos uma marca potente ao investir em vendas ativas e relacionamento com o agricultor.

A Agroklein foi fundada em 1991 por Jorge, que saiu da gerência da antiga indústria de laticínios Lacesa e investiu na loja. Porém, antes, a partir dos 15 anos foi engraxate, virou leiteiro e aos 22 foi contratado pela Lacesa, onde permaneceu na empresa por 17 anos. “Nos anos 1990, havia um vácuo no mercado de fertilizantes, insumo para ração e sementes forrageiras. Abrimos a empresa sem nada. O nosso capital era a nossa coragem”, lembra.

A empresa vendia três mil toneladas de produtos. Em 1994,  a loja passou para um local maior e em 2001, se transferiu para a RS-130. O crescimento se deveu à estratégia de enviar os vendedores até as propriedades agrícolas para oferecer o produto com preço fixo e prazo estendido. Em 2004, o filho, Marcelo Klein, ingressou na empresa aos 18 anos e começou a entender o processo estratégico da Agroklein.

Os vendedores da Agroklein, são técnicos agrícolas e acompanham o cliente até as colheitas, pois fornecem assistência pós-venda. “Nossa equipe fornece assistência pós-venda, sem empurrar produtos não necessários”, enfatiza Marcelo. 

Em 2007, a Agroklein inaugurou o prédio atual, de 2 mil metros quadrados, na RS-130, dando um salto em desenvolvimento. A estrutura conta com área de lazer, salão de eventos e ambiente para promover demonstrações para clientes e área de recreação para uso dos colaboradores. Em 2013, Marcelo assumiu a gestão, aos 28 anos, e passou a implementar processos para aumentar a assertividade nas vendas. “No nosso sistema, as vendas acontecem por consequência.  O atendimento ao cliente é personalizado”, salienta Marcelo. 

A família Klein empreende unida: Matheus, o irmão mais novo, coordena a logística. A marca planeja a construção de mais um depósito tecnológico para facilitar a distribuição dos produtos nos 63 municípios em que atuam. Hoje, a Agroklein comercializa 20 mil toneladas anuais de  fertilizantes e insumos. O modo de vender criado por Jorge  foi ampliado a todos os colaboradores. “O produtor é o nosso patrão e a felicidade dele repercute no nosso negócio”, salienta.

A experiência da Agroklein expressa a vibração ao empreender, uma habilidade que transforma as relações, conectando clientes e empresas.

Assista ao vídeo exclusivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais