Sine Móvel oportuniza vagas de trabalho e orientação na Terra dos Churrasqueiros

NOVA BRÉSCIA

Sine Móvel oportuniza vagas de trabalho e orientação na Terra dos Churrasqueiros

Ação teve participação dos alunos do ensino médio. Uma palestra sobre o mercado de trabalho também foi realizada

Sine Móvel oportuniza vagas de trabalho e orientação na Terra dos Churrasqueiros
Alunos do ensino médio também foram até o Sine Móvel para conhecer as oportunidades ofertadas (Foto: Matheus Laste)
Nova Bréscia

Uma unidade do Sine Móvel esteve estacionada em frente a Escola Estadual de Ensino Médio do município durante a segunda-feira, 28. Com o propósito de levar os serviços da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) à população, o ato proporcionou ações de cidadania aos munícipes presentes e acesso aos serviços das Agências FGTAS/Sine, que nem sempre alcançam cidades menores.

Durante a oportunidade foram disponibilizados serviços gratuitos como o cadastro no Sistema Mais Emprego, encaminhamento da Carteira de Trabalho e Previdência Social, intermediação ao emprego e renovação da Carteira de Artesão. A ação foi promovida pela prefeitura de Nova Bréscia por meio da Secretaria de Assistência Social.

O primeiro a procurar a unidade móvel do Sine foi Tailor Luis Deves, 64. Com dificuldades para se aposentar, ele conta que veio na esperança de novas oportunidades. “Trabalhei em churrascarias e restaurantes por muitos anos, mas aceito qualquer serviço que aparecer”, comenta. Assim como Nova Bréscia é conhecida como Terra dos Churrasqueiros, Deves passou por vários estados brasileiros nesse ofício. “Tenho uma longa experiência na área, mas a minha idade dificulta encontrar trabalho. É a primeira vez que vou até o Sine Móvel, já busquei por todas as opções que conhecia aqui na região”, reforça.

O coordenador do Sine Móvel, Rodrigo Suso, aponta que todo o atendimento e consultoria é realizado pelos agentes do FGTAS, sem precisar de nenhum conhecimento prévio. Os participantes precisam apenas de um documento de identificação e comprovante de residência. “Ações como essa são importantes, mesmo que não haja muita mão de obra disponível, porque muitas vezes a pessoa só quer uma orientação, que alguém escute seu problema e converse sobre como ele pode ser solucionado”, enfatiza.

Foto: Matheus Laste

Participação Escolar

A localização da unidade móvel também foi pensada para favorecer os alunos do ensino médio que começam a se preparar para o mercado de trabalho. Segundo o coordenador da Agência FGTAS/Sine de Lajeado, Everaldo Delazeri, o ato demonstra a presença do Estado no futuro dos jovens. “Os estudantes conseguem ter o primeiro contato com empresas, e nós vamos conduzir esses jovens de acordo com seus interesses. Na sequência os municípios que nos convocarem também serão atendidos. O Vale do Taquari é uma região riquíssima, e temos necessidade de mão de obra e qualificação desses profissionais”, enfatiza.

Um dos alunos a comparecer no Sine Móvel foi Kauã Delazeri, 17. Natural de Nova Bréscia, seu interesse era por algo relacionado ao marketing digital. “É uma área que quero me aprofundar, já tenho um interesse por trabalhos assim, então quero conhecer as possibilidades desse setor aqui na região”, salienta. A agência também proporcionou uma palestra sobre o mercado de trabalho ministrada pela analista técnica Claudia Gutteres.

Foto: Matheus Laste

Acompanhe
nossas
redes sociais