Languiru confirma avanços na negociação do frigorífico de suínos

PLANO DE RECUPERAÇÃO

Languiru confirma avanços na negociação do frigorífico de suínos

De acordo com presidente da cooperativa, venda deve ser concluída nos próximos dias. Números do impacto da crise foram apresentados a representantes do legislativo gaúcho e líderes regionais

Languiru confirma avanços na negociação do frigorífico de suínos
(Foto: Rodrigo Savedra/Divulgação)
Vale do Taquari

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa (ALRS) colocou as dificuldades enfrentadas pela Languiru em pauta na manhã desta segunda-feira, 28. Os impactos da crise foram apresentados e debatidos por integrantes do legislativo, líderes regionais e representantes da cooperativa.

Três importantes anúncios foram feitos. Um deles, foi em relação à venda do frigorífico de suínos em Poço das Antas, que nas palavras do presidente da Languiru, Paulo Birck, está “indo aos finalmentes”. Ele mantém a expectativa da situação se resolver nos “próximos dias ou mês”. São duas propostas em fase de conclusão. “Quem vier primeiro, vai levar”, acrescentou.

O plano para pagamento de credores, que envolvem produtores, fornecedores, terceirizados e prestadores de serviço, deve estar pronto para publicação até o fim de setembro. Por fim, foi confirmada para o início de setembro a retomada da fabricação de rações para comercialização, na planta de Estrela.

O presidente explicou ainda que desde o início da gestão foi apresentado aos municípios envolvidos como eles poderiam ser atingidos, principalmente os que possuem planta fabril e geram mais engajamento da população. “A cooperativa vai ser bem menor do que ela já foi, mas ela continuará existindo se tivermos o apoio e união de todos.”

Ele destacou a pequena redução no número de associados, que saiu de 5,8 mil em dezembro do ano passado para 5,5 mil em junho deste ano – destes 1,9 mil se mantém com produção. Por outro lado, o número de colaboradores passou de 3,5 mil no fim de 2022 para 1,5 mil em julho de 2023, com objetivo de reduzir para cerca de 1 mil colaboradores.

Acompanhe
nossas
redes sociais