O alargamento da avenida Senador Alberto Pasqualini, no bairro São Cristóvão, busca maior fluidez no trânsito, local considerado um dos pontos mais críticos de Lajeado. Ainda assim, não implicará em modificações junto ao semáforo.
Conforme o coordenador de Trânsito, Vinícius Renner, está descartada uma passagem livre para os motoristas que seguem pela avenida em direção ao centro e querem acessar a Rua Fábio Britto de Azambuja, na lateral do Imec Supermercado.
Desta forma, será necessário obedecer o semáforo existente para fazer a conversão à direita. “Complicado neste momento pelo fluxo no sentido contrário permitir a mesma manobra e em função de ter uma faixa de pedestre logo adiante”, justifica.
A nova pista, rente a calçada, recebeu sinalização nos últimos dias e servirá como local de parada de vans e ônibus devido ao fluxo de estudantes na Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo e o Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (Senai). Conforme Renner, modificações no sentidos de fluxo serão possíveis após o alargamento em frente ao Imec Supermercados.
Melhor sinalização
Conforme o engenheiro de projetos especiais da prefeitura de Lajeado, Isidoro Fornari Neto, atualmente existem muitas dúvidas de motoristas que transitam em direção a Univates (centro-bairro) em função da sinaleira e em qual pista é obrigatório parar. “Vamos alongar o braço que sustenta o semáforo e isso já vai colaborar especialmente para quem é de fora da cidade”, analisa.
O alargamento da Pasqualini ampliou o espaço para quem transita em direção ao Centro. A calçada de passeio foi aumentada para dar mais segurança aos pedestres. Não há data para uma nova etapa de obras no trecho. No momento ocorreram tratativas com a direção do Imec Supermercado e adequação de projeto para recuo do estabelecimento.