Em quatro dias, feira do livro de Venâncio Aires recebeu 15 mil visitantes

CULTURA

Em quatro dias, feira do livro de Venâncio Aires recebeu 15 mil visitantes

O evento ocorreu junto com a programação da 12ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação – Mompi, realizada dias 24 e 25

Em quatro dias, feira do livro de Venâncio Aires recebeu 15 mil visitantes
Foto: Imprensa/Divulgação
Venâncio Aires

É com a palavra “sucesso” que os organizadores da 24ª Feira do Livro de Venâncio Aires definem a programação que aconteceu de 24 a 27 de agosto, no Parque do Chimarrão. Com nove bancas de livreiros e 15 mil visitações, a estimativa é de que 6,8 títulos tenham sido comercializados nos quatro dias da programação. A feira ocorreu junto com a programação da 12ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação – Mompi, realizada dias 24 e 25. “Ler transforma” foi o tema da Feira do Livro neste ano, que teve como patrona a Letícia Wierzchowski. A presença da escritora na programação do sábado (26) e do poeta e escritos Fabrício Carpinejar, no domingo (27) foram os pontos altos das atividades, organizadas pela Prefeitura, em parceria com o Sesc e o Conselho Municipal de Cultura e Esporte. Os espaços culturais também registraram a participação intensa do público.

Nove livrarias estiveram instaladas no Parque do Chimarrão divulgando e comercializando títulos, sendo um ponto exclusivo para obras de escritores venâncio-airenses. Duas livraria Sebos também estiveram na programação, comercializando livros usados. Além disso, diversas atrações artísticas e culturais aconteceram ao ar livre e também no Galpão Morada Velha. Na quinta e sexta-feira, o destaque foi para a presença de estudantes no Parque, com a visitação das escolas e no final de semana, a grande circulação de famílias movimentou o Parque.

“Os espaços no Parque do Chimarrão foram muito bem aproveitados e as atividades bem desenvolvidas. Ter a feira realizada ao ar livre deixou tudo muito bem integrado, sem que um espaço interferisse no outro e ao mesmo tempo, que se estivessem interligados”, destaca a gerente local do Sesc, Diane Lacerda Araújo. “A 24ª edição da nossa Feira do Livro e 12ª MOMPI encerrou com uma grande visitação do público no Parque do Chimarrão, ao longo desses quatro dias, demonstrando o quanto esses dois eventos se complementam. Em relação à Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação, mantivemos os painéis dos trabalhos em exposição durante todo final de semana com grande visitação de pessoas”, avalia o secretário municipal de Educação, Emerson Eloi Henrique.

“A presença dos livreiros nos deixa muito felizes, é um indicativo super positivo que nos diz que as pessoas estão comprando livros ao longo do ano. Já tivemos zero livrarias em Venâncio e hoje temos quatro espaços formais que exclusivamente comercializam livros, além de diversos outros estabelecimentos que tem bancas de livros”, comemora Diane, destacando que os responsáveis pelas livrarias na feira, saíram satisfeitos com o evento. O secretário de Educação também avalia a importância dos artistas e grupos locais que tiveram participação na programação, como a banda da escola municipal Cidade Nova e o grupo musical Uninter.

Acompanhe
nossas
redes sociais