Poolseg mostra como o digital colabora com o empreendedorismo

Vale Empreendedor

Poolseg mostra como o digital colabora com o empreendedorismo

Criada em 1990, na década em que seguros eram vendidos “frente a frente”, empresa inova no setor com vendas digitais e manutenção de sua histórica relevância na região

Poolseg mostra como o digital colabora com o empreendedorismo
Ervino estabeleceu projetos para o futuro da Poolseg que atrai clientes nacionais por meio do marketing digital. (Foto: Andreia Rabaiolli)

Explorar a era digital para impulsionar negócios é uma  perspectiva empreendedora eficiente para quem está atento ao mercado. A visão ágil de Ervino José Scheeren (71), conseguiu transformar a  Poolseg Corretora de Seguros, de um pequeno empreendimento, em uma marca de referência. 

A empresa  foi criada em 1995. Scheeren começou numa sala anexa a um curtume, em Teutônia. Na época, a Poolseg foi braço da holding Pool Administração, formada por 40 sócios. “Não foi um começo fácil. Tive de  provar que o seguro é uma venda que envolve confiança”, explica. 

Em 1997,  Ervino transferiu o empreendimento para uma sala maior e evoluiu o negócio com o compromisso de investir em gestão, qualificação e tecnologia. O empreendedor acredita tanto nestes elementos que, em 2004, incluiu a Poolseg no Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Ele é tão entusiasta do PGQP que passou a liderar na região o programa de qualidade gaúcho. As boas práticas de gestão inseridas na Poolseg fizeram a corretora se tornar referência no Vale do Taquari.

Em 2006, a sede foi transferida para uma sala em Canabarro e os dez profissionais que atuavam na empresa atendiam cooperativas, que compravam seguros para os colaboradores. “Cerca de 40% do nosso faturamento provém das cooperativas”, avalia Ervino. Outros 50%, são clientes de Lajeado, Estrela, Westfália e cidades da região. 

Em 2015, a entrada do filho Vinícius Scheren na Poolseg proporcionou um salto em direção à era digital. A introdução do programa de gestão e a adesão ao marketing digital resultaram em crescimento de vendas. Em 2022,  o processo  digital representou 30% do faturamento de novos seguros. “Se hoje nós temos vendas digitais é porque houve trabalho de ‘nerd’, investimentos, capturas de lead e treinamento de pessoas”, observa Ervino. A Poolseg inovou criando um cotador de seguros, que compila, de forma online, a cotação de dez seguradoras em poucos segundos.

Em 2018, os números mostraram que a marca cresceu 18% e um mercado nacional em expansão.  “A pandemia provocou escassez de peças automotivas e consequentemente o preço dos seguros cresceu”, salienta Ervino. O portfólio da empresa ultrapassa quatro mil clientes.

Há três anos a Poolseg iniciou  o processo de sucessão denominado o sócio Josenei Magalski para substituir Ervino. “Fizemos a lição de casa. Josenei dá o tom de renovação, em direção às novas ideias”, conclui o fundador, um exemplo de que a capacidade de se reinventar colabora para alcançar e manter o sucesso em uma jornada empreendedora

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