Com cerca de um mês de funcionamento no novo endereço, a filial da Dália Alimentos de Caxias do Sul inaugurou oficialmente, na última semana, o seu novo e amplo espaço. Há 32 anos, a cooperativa está presente na Serra Gaúcha, quando o visionário empresário Nei Rocha (in memoriam), em 1991, assumiu a representação da Dália e passou a administrar o negócio, ao lado da esposa Ilze e dos três filhos. Uma década depois, o negócio passa a ser administrado pelos filhos Rafael, Gabriel e Lucas Rocha, e a distribuidora recebe o status de filial.
O novo prédio tem energia sustentável, ambiente corporativo integrado e funcional, quatro docas móveis para cargas e descargas, espaço gourmet e capacidade para armazenar duas mil toneladas. Atualmente, a unidade conta com 90 colaboradores e atende 75 cidades nas regiões do Vale dos Sinos, Serra Gaúcha e Litoral. Por mês, são emitidas 16 mil notas fiscais para os três mil clientes e, para esse ano, está projetada uma gestão de mais de 770 carretas com as linhas dos lácteos, e de cortes de frango e suínos.
Negócio de virtudes
O presidente-executivo da Dália, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, relacionou a realização do sonho com a bravura dos sócios-fundadores da Dália, descrito no livro “Destemidos”, lembrando que Nei e Ilze construíram uma família e um negócio de muitas virtudes. “Sempre tivemos a convicção de que essa é uma família bem estruturada, com pessoas trabalhadoras e muitos sonhos, com visão de futuro e excelentes relacionamentos, tanto que os filhos estão dando continuidade a esta linda história.”
O começo
O gestor Rafael Rocha lembrou o início do empreendimento, resultado da união de forças da família, quando seu pai, semanalmente, se deslocava de Caxias do Sul até Encantado para trazer os produtos Dália. “Nessas viagens, o pai criou mais empatia e estabeleceu uma relação mais próxima com a cooperativa”, destaca. “Em 2019, com o início do programa de produção de frangos, vimos que a Dália continuaria crescendo e precisávamos acompanhar esse desenvolvimento. Por isso, projetamos este novo e moderno espaço”, complementa Rafael.
Benção ao empreendimento
A programação de inauguração também contou com a bênção da nova estrutura pelo Frei Jaime Bettega, que destacou as semelhanças entre Caxias do Sul e Encantado. “Vemos muitas semelhanças entre o município com a terra do Cristo Protetor, que é uma referência simbólica da fé cristã e leva a nossa religiosidade a outro patamar.” O religioso também orou pelo negócio e pela produção de alimentos.
LEGENDA:
Presidentes da Dália com membros do Conselho de Administração, gerentes e supervisores na inauguração
créditos: Kástenes R. Casali/divulgação