Em etapa regional, Estrelas do Conhecimento avalia cerca de 100 trabalhos

ESTRELA

Em etapa regional, Estrelas do Conhecimento avalia cerca de 100 trabalhos

Evento que instiga a pesquisa acadêmica e os estudos tecnológicos deve reunir escolas de mais de 15 cidades do Vale do Taquari

Em etapa regional, Estrelas do Conhecimento avalia cerca de 100 trabalhos
Mostra regional inicia na segunda-feira com quase 100 trabalhos para avaliação (Foto: Karine Pinheiro)
Estrela

A organização da feira Estrelas do Conhecimento passa pelos últimos detalhes e se prepara para receber grande público da comunidade escolar. O evento que instiga a pesquisa acadêmica e os estudos tecnológicos deve reunir escolas de mais de 15 cidades do Vale do Taquari. Entre os dias 28 e 31 de agosto, quase 100 trabalhos serão avaliados e premiados ao final da mostra científica.

O evento no Porto de Estrela deve atrair cerca de 20 mil pessoas durante os quatro dias de programação. O acesso aos estandes é gratuito e para participar, o público deve fazer o credenciamento na entrada da feira. O período de cadastro das escolas encerrou nessa sexta-feira, 25, grupos de quase todas as cidades da região estarão presentes.

Com atividades diversificadas, a feira conta palestras, apresentações artísticas e lançamentos de programas escolares. Os organizadores Angela Kuhn e Rodrigo Ramminger destacam que diferente da edição anterior, que apresentou somente trabalhos de Estrela, a programação ocorre em duas etapas, como avaliação dos projetos da rede municipal estrelense nos dois primeiros dias, e a fase regional nos dois últimos dias.

“São 60 trabalhos da fase de Estrela. Destes, 23 vão para a etapa regional para concorrer com 37 projetos de outras cidades do Vale. Ao todo, vão ter 60 trabalhos na final”, explica Angela. Além de incentivar a pesquisa no período escolar, a feira tem como objetivo tornar os alunos do 1° ao 9° ano protagonistas.

Devido a isso, Ramminger destaca a diversificação das atividades. Além dos projetos, a organização decidiu incluir apresentações artísticas, como danças, corais e orquestras.

“Temos diversos alunos que se destacam mais nos segmentos culturais. Queremos que todos se sintam incluídos. Eles trazem representações de diversas culturas. É uma forma de abranger as iniciativas além da pesquisa”, aponta.

Trabalhos diversificados

Dentro quase 400 trabalhos inscritos, várias linhas de pesquisa abordadas pelos alunos. Angela destaca os projetos voltados ao agronegócio, áreas sociais e robótica. Os organizadores participaram de forma ativa das avaliações em Estrela e também visitaram outras cidades.

“Eles estão empolgados. São muitos trabalhos interessantes para as pessoas conhecerem. Os alunos estão em contagem regressiva, fazem vídeos convidando as pessoas. Isso também ajuda na desenvoltura para eles falarem diante de outras pessoas”, avalia a coordenadora.

Novidades na programação

Entre os palestrantes, está a secretária estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stulp, que se fará presente devido à assinatura de adesão ao Programa Educar para Inovar. Atividades de Educação Financeira com a Cooperativa Sicredi e a entrega de certificação do Programa Nota Fiscal Gaúcha, parceria entre secretarias da Fazenda e Educação também estão previstas.

Além disso, a programação também conta com a Inauguração da Pintura Mural do Porto, que contou com participação de cerca de 130 da rede municipal de Ensino. A pintura do muro com cerca de 1 mil metros quadrados foi coordenada pelo professor de Artes e muralista Samuel Hergesell e retrata os principais pontos turísticos da cidade.

Para visitação, os portões serão abertos às 9h de segunda-feira, 28. A cerimônia de abertura oficial está prevista para às 19h. Na quinta-feira, 31, os trabalhos escolares vencedores serão premiados. A estrutura deve estar pronta até sábado.

Acompanhe
nossas
redes sociais