Em ritmo acelerado, as obras de construção da nova sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar prontas em dezembro, bem antes do fim do prazo de execução. A futura edificação, localizada na rua Júlio May, substituirá o atual espaço, que será incorporado pelo Hospital Bruno Born (HBB).
Uma equipe da Superintendência Regional-Sul do INSS – com sede em Florianópolis – esteve nessa quarta-feira, 23, em Lajeado. Acompanhados do prefeito Marcelo Caumo, do vereador e engenheiro do setor de projetos do município, Isidoro Fornari, e de responsáveis técnicos, visitaram a obra e se impressionaram com o estágio atual da construção.
“Veio o pessoal que atua na área mais específica, que acompanha de forma mais técnica. E eles se mostraram surpresos com a situação atual, visto que o prazo para entrega da obra é de dois anos e possivelmente isso vai ser feito em menos de um”, observa Fornari.
Ainda, segundo ele, a empresa responsável pela construção atua em várias frentes nesse momento para agilizar o processo. “Há trabalhos em várias pontas, como na parte externa, no piso, na questão elétrica, e por aí vai. É um ritmo muito adiantado, onde a expectativa é de que seja entregue no fim do ano”, frisa.
Características
A nova sede do INSS funcionará em um local que antigamente abrigava a Praça Mário Lampert, ao lado da Escola Estadual Fernandes Vieira e próximo à antiga Acvat. Nos últimos anos, o terreno vinha sendo utilizado como estacionamento de usuários e funcionários de serviços públicos próximos.
O prédio do instituto terá 1,4 mil metros quadrados de área construída e parte dele contará com dois pavimentos. Antes da execução, o projeto técnico passou por avaliação do setor de engenharia e arquitetura do INSS para estar dentro das normativas exigidas.
Negociação
A construção da nova sede faz com que o INSS saia de sua sede atual, na esquina da avenida Benjamin Constant com a rua Saldanha Marinho. O imóvel será incorporado pelo HBB, que projeta uma ampliação de suas operações. Algumas opções já foram avaliadas, mas sem definição.
A incorporação do prédio ocorre após uma permuta feita entre HBB, INSS e governo de Lajeado, que repassou o terreno para a construção da nova sede da instituição federal. As obras são executadas pelo Hospital, com recursos próprios.
Em contrapartida, ficará com o imóvel hoje pertencente à União. As negociações começaram em 2021 e foram finalizadas ano passado.