Lajeado segue em 2023 na segunda colocação do Ranking de Competitividade dos Municípios – atrás apenas de Porto Alegre. Realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a plataforma Gove, o ranking tem o objetivo de fazer diagnósticos e contribuir para direcionar a atuação dos líderes públicos municipais em todo país. O estudo está na 4ª edição.
LEIA TAMBÉM: Lajeado mantém vice-liderança entre os gaúchos no Ranking de Competitividade dos Municípios
A cidade caiu dez posições no ranking geral – que inclui 410 municípios brasileiros –, e passou da 24ª posição para 34ª. Ainda, ficou em 11º entre as cidades da Região Sul. O ranking, composto por 65 indicadores organizados dentro de 13 pilares temáticos e três dimensões, avaliou dados de municípios com mais de 80 mil habitantes de todo o Brasil.
Em relação à edição anterior, quatro novos municípios passaram a compor o levantamento. Em conjunto, correspondem a 59,96% da população brasileira – 127,91 milhões de habitantes. O estudo é composto por indicadores oficiais, baseado em três dimensões: Instituições, Sociedade e Economia.
Os dados utilizados foram da prévia do Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já que os dados definitivos ainda não haviam sido divulgados até o fechamento da pesquisa.