A secretaria Municipal de Segurança Pública (SSP) ampliou o número de câmeras de videomonitoramento no município. Foram instalados 16 equipamentos em pontos considerados estratégicos para fiscalizar a movimentação de veículos e pedestres, coibir crimes e ainda auxiliar em investigações de delitos.
Os locais definidos ficam no Centro, Florestal, Jardim do Cedro, Santo Antônio, Montanha, Universitário, Conservas, Olarias e Jardim Botânico, próximo de escolas, praças e postos de saúde, além de locais com altos índices de criminalidade.
Conforme o secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, o videomonitoramento é um dos pilares para o bom desempenho da segurança na cidade. “A tecnologia ajuda muito o policiamento ostensivo e a polícia judiciária para coletar dados que ajudem nas investigações”, explica.
As câmeras são locadas, ao custo mensal que varia entre R$ 2,3 mil e R$ 2,7 mil cada. A manutenção é de responsabilidade da empresa DGT Tecnologia Ltda com sede no município de Estancia Velha.
Conforme o Gestor de Negócios da empresa que loca os equipamentos, Eder Zimmer, após quatro anos, as câmeras passam a pertencer ao município de Lajeado, que paga apenas a manutenção. “Elas tem ajuste de foco e zoom automático, além de sistema de infravermelho”, complementa.
Novas instalações vão ocorrer ainda nesta ano para atender demanda de cobertura eletrônica nas escolas municipais. Os contratos estão em fase de licitação.
Ouça a reportagem na íntegra