A relevância do jornalismo hiperlocal

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

A relevância do jornalismo hiperlocal

O projeto “Lajeado, um novo olhar sobre os bairros” nasceu com o propósito de discutir, analisar e propor caminhos sustentáveis para um desenvolvimento ordenado e justo da cidade, além de despertar uma visão estratégica e arrojada sobre as diferentes localidades do principal centro econômico do Vale do Taquari. É uma forma de garantir ainda mais voz e vez para as diferentes regiões periféricas e seus respectivos personagens, e assim contribuir com a melhora na qualidade de vida da população e no fortalecimento de um ecossistema atrativo aos novos e atuais investidores. E, às vésperas de completar meio ano do lançamento, o projeto já é um endosso e tanto para colaborar na formatação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024.

A informação sobre o aproveitamento do conteúdo por parte do Executivo municipal é do Secretário da Fazenda de Lajeado, Rafael Spengler. Durante entrevista ao programa Frente e Verso, na segunda-feira, o agente público citou algumas ferramentas utilizadas pelo governo municipal para mapear demandas e carências junto aos bairros da cidade. E referenciou o trabalho coordenado pelo jornalista Mateus Souza, com apoio da Central de Jornalismo e de comitê formado por diversos representantes da sociedade civil lajeadense, e que se reúne mensalmente para debater e propor pautas à redação. É um projeto multimídia em constante construção. Em resumo, é a voz da comunidade chegando diretamente ao centro do poder, e, por consequência, influenciando nas decisões orçamentárias e estratégicas do ente público. É jornalismo puro.

Parque Broenstrup: Inovação e percepção

Prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch (MDB) vai realizar um ato histórico no fim da tarde dessa quinta-feira, 24 de agosto de 2023. A inauguração do Parque de Eventos e Agrotecnologia Broenstrup é a consolidação e o coroamento de uma política pública arrojada, corajosa. O governo municipal recuperou um prédio histórico e transformou a quase centenária estrutura em um espaço inovador para gerar emprego, renda e conhecimento à acolhedora comunidade santa-clarense e regional. Foram quatro anos desde a concepção da ideia e o ato inaugural. E, diante de quem ainda não percebeu a importância deste movimento, Kohlrausch é didático. “Nem tudo é percebido pelas pessoas no mesmo momento”, resume. Touchè. A percepção precisa respeitar o tempo. E está tudo certo.

Meia dúzia de vices para Gláucia

O Progressistas de Lajeado deve mesmo escolher a vice-prefeita Gláucia Schumacher para buscar a permanência no poder Executivo. Ainda é cedo, eles dirão. E sim, é cedo. Mas também já é tarde demais para muitos que sonhavam com a principal cadeira da administração municipal. E este tópico é sobre esses sonhadores. Com a pré-definição do partido com relação à futura candidata, resta a disputada vaga de candidato a vice-prefeito em uma chapa pura. Sobre isso, e por ora, já surgiu ao menos uma meia dúzia de “pré-candidatos a vice” na principal cidade do Vale do Taquari. Alguns atuam no setor privado. Outros estão no Legislativo. Também há pretendentes lotados no Executivo. E há quem atue em ambos os poderes de forma simultânea. Ou seja, Gláucia vai precisar de muita resiliência para alinhar tudo antes mesmo do período eleitoral. Se ela quiser, é claro.

Movimento à direita em Estrela

A filiação do Comandante César ao Partido Liberal (PL) de Estrela é mais um movimento estratégico no tabuleiro ideológico e partidário da região. Com a chegada do Secretário de Administração e Segurança da cidade, que deixa o MDB, o PL estrelense fecha o cerco sobre os mais diversos núcleos conservadores da cidade. A estratégia é clara. Os agentes do partido buscam reagrupar os líderes de direita do município, e, com isso, fortalecer a ideologia em um reduto já bastante identificado com os princípios da liberdade econômica, e com o consequente enfraquecimento do poder de intervenção do Estado. Em resumo, o PL de Estrela uniu apoiadores de Giovani Cherini e Felipe Diehl, agregou apoio religioso do grupo de pastores – com a recente filiação do Apóstolo Wagner Calheirana – e, por fim, atingiu agentes da segurança pública.

TIRO CURTO

– O ex-ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e o deputado estadual, Delegado Zucco (Republicanos), são amigos pessoais do prefeito de Estrela, Elmar Schneider (MDB). E ambos foram convidados a participar do evento de abertura do Estrelas do Conhecimento, na próxima segunda-feira, no complexo portuário. E eles devem aceitar o convite.
– Também em Estrela, o governo agendou para o dia quatro de setembro a sessão pública da licitação para compra dos “semáforos inteligentes”.
– Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann é aguardada hoje em Colinas. Ela deve participar do 1º Seminário pela Primeira Infância, no auditório da Escola Ipiranga.
– Durante o 1º Seminário pela Primeira Infância, em Colinas, também ocorre a entrega de certificados “UBS Amiga do Idoso” para os municípios da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde.
– Ex-chefe do Ministério Público do RS, e atual Diretor de Relações Institucionais do Grupo Aegea (comprador da Corsan), Fabiano Dalazzen será o palestrante da reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Lajeado. O encontro com empresários deve ocorrer no dia 14 de setembro.
– Prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel (PP) vai convidar o governador Eduardo Leite (PSDB) para o ato de inauguração do asfalto em Arroio Grande, no trecho até a divisa com Capitão. Uma novela que perdurou por cerca de cinco décadas. Aliás, já há investidores da área gastronômica de olho nas valorizadas margens da VRS-482.

Acompanhe
nossas
redes sociais