Univale traz inovação digital para setor de distribuição de bebidas

Vale Empreendedor

Univale traz inovação digital para setor de distribuição de bebidas

Empresa fundada em 2001, em Estrela, por Rui Grave e Nestor Müller, inova no setor ao investir em mercado digital

Univale traz inovação digital para setor de distribuição de bebidas
Rui e Marília apostaram na inovação digital para consolidar a empresa. (Foto: Andreia Rabaiolli)

A história da Univale expressa o poder da percepção dos líderes. É preciso saber a hora de se unir a outras marcas para transformar o negócio. A empresa cresceu impulsionada pela experiência de dois empreendedores que se juntaram. 

A Univale foi fundada em 2001, por Rui Grave e Nestor Müller. Eles se tornaram sócios ao perceberem que a fusão das marcas nacionais Brahma e Antarctica aqueceu o mercado. Rui, da distribuidora Três Unidas, e Nestor, da Arno Müller, se uniram para criar a Univale, em Estrela. “A nossa união foi o fator de crescimento da empresa. No início, tínhamos 100 tipos de produtos. Hoje, são 400”, conta Rui. A qualidade do atendimento e das bebidas os diferenciou. “Brinco que os produtos dos nossos concorrentes são bons, mas os nossos são ótimos”, sorri. 

Em 1969, aos 15 anos, Rui distribuía bebidas em bailes de kerbs – festa que integra as comunidades germânicas e celebra o período de colheita. A Polar Chopp dominava o mercado e as festas. Hoje, há uma infinidade de sabores e texturas diferenciadas, consumidos por clientes de diferentes estilos. 

Por volta de 2002, a Univale contava com 1,6 mil pontos de vendas e 70 funcionários. Em 2007, a empresa adquiriu uma distribuidora em Arroio do Meio, agregando a marca Antarctica. 

Em 2020, a empresa é lançada em um cenário desafiador devido à pandemia. A morte do sócio Nestor Müller obrigou a marca a reavaliar sua trajetória. Foi nesse ano que a engenheira ambiental Marília Müller Barghouti, filha de Nestor, integrou-se à empresa, trazendo novo fôlego. “Tivemos de ser resilientes e trabalhamos porque eram muitas as incertezas do momento”, analisa Rui.  

Sob a gestão de Marília e Rui, em 2021, a Univale adotou o aplicativo “Bees” da Ambev, que permite ao cliente fazer pedidos a qualquer hora e finalizar a compra de maneira rápida e fácil. Com ele, a Univale montou seu próprio “market place”: uma plataforma digital que permite vender produtos diferenciados. “Começamos a vender vinhos, chicletes, leite condensado: produtos que antes não imaginávamos para nosso negócio”, explica Marília. A inovação digital inaugurou uma nova forma de se relacionar com o cliente. 

Em três anos, as vendas da empresa cresceram 30% e já são 3,3 mil pontos de vendas. A Univale trabalha 24 horas, em três turnos, para que os pedidos dos clientes sejam rapidamente atendidos. “Conseguimos criar caminhos para a superação. Eu tenho muito orgulho da Univale”, destaca Marília. A marca mostra que é preciso reinvenção rápida e olhos atentos para permanecer sólida na rota do crescimento. 

Assista ao vídeo exclusivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais