Restaurante Ritt’s mostra como empreender passa por ousadia e apoio da família

Vale Empreendedor

Restaurante Ritt’s mostra como empreender passa por ousadia e apoio da família

De um trailer de madeira a um ambiente para 200 pessoas, Restaurante Ritt’s mostra que o sabor da conquista é empreender em família

Restaurante Ritt’s mostra como empreender passa por ousadia e apoio da família
Para a família Ritt, manter a qualidade do negócio é investir no sabor dos pratos. (Foto: Andreia Rabaiolli)

Saber ousar no momento certo e provocar mudanças requer coragem para impulsionar o negócio. A partir dessas características, o Restaurante Ritt’s construiu um público fiel que acompanha a família Ritt desde que ela construiu um trailer de comida rápida, no ano de 1990.

Localizado na entrada de Arroio do Meio, o Restaurante Ritt’s abriu suas portas com o nome de Trevo Lanches. Na época, o empreendimento era apenas um trailer de madeira, fechado com lona plástica. “Quando batia um vento, destruía nossas aberturas de plástico”, lembra o proprietário, Regis Ritt.

A esposa, Aucília, tocava o negócio de manhã à noite, vendendo lanches rápidos. Ao meio-dia e no período noturno Régis a auxiliava, pois no tempo restante trabalhava na prefeitura. Dois anos depois, o casal inseriu o tradicional À La Minuta. “O negócio se desenvolveu em função do sabor de nossos lanches”, conta Régis.

O filho Ismael, nascido no ano da abertura do trailer, cresceu no ambiente e aos 10 anos, lavava pratos e servia as mesas. Em 2000, a família Ritt ousou: vendeu o apartamento, foi morar de aluguel e iniciou a construção de um prédio. Em 2002, no mesmo local do trailer, foi inaugurado o Restaurante Ritt’s. Durante a construção, para não parar o negócio, a família Ritt transferiu o Trevo Lanches para uma loja, ao lado do restaurante em obras.

O redirecionamento da marca e a troca no nome foram feitos também em 2002. “De Trevo passamos a Restaurante Ritt’s. Na cidade, as pessoas nos chamavam de Ritt. Então, foi fácil usar o sobrenome”, lembra Ismael. Neste ano, a família inaugurou o buffet ao meio-dia e o serviço À La Carte à noite. Aucília foi importante para criar e elaborar os pratos, assim como manter o relacionamento com os funcionários.

Em 2015, aos 25 anos, Ismael assumiu funções no restaurante mais ativamente, pois o pai não dava conta sozinho. Em 2018, antes da pandemia, encarregou-se da gestão total: pagamento de funcionários, compra de mercadorias, contratação de pessoas e atendimento ao público. Ismael estava com o encargo de todas as responsabilidades e o desafio de atender 200 pessoas diárias que apreciavam o almoço Ritt’s. 

O empreendimento conta hoje com 11 funcionários: uma cozinheira pela manhã e outra à noite. Para o Ritt’s levar sabor à vida das pessoas é missão. “Após as refeições, as pessoas elogiam os pratos. Saem do restaurante e voltam ao trabalho felizes”, conclui Régis, um exemplo de como um empreendimento bem-sucedido passa por se tornar relevante na vida das pessoas.

Assista ao vídeo exclusivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais