De volta das férias, cheguei na redação direto para a 17ª Feira do Livro de Lajeado. O programa “Fora de Hora”, da rádio A Hora 102.9, foi transmitido da Praça Matriz e, durante a tarde, o espaço era dominado pelas crianças. Uma árvore recheada de livros chamava a atenção de alguns, enquanto outros estavam vidrados no palco, de olho em todos os detalhes do teatro.
Não faltam meios de atrair os pequenos. Para aqueles que já sabem ler, são disponibilizados livros para todos os gostos. Para quem prefere ouvir uma boa história, a hora do conto dava conta do recado. O importante era estar interessado e empolgado com o encanto que só a literatura pode oferecer.
Em conversa com uma das expositoras da feira, ela me contou que o público infantil e juvenil é o que mais se interessa pelas publicações impressas. Os números nos mostram que houve uma retomada no mercado editorial. Entretanto, permanecemos com a sensação de que ninguém mais tem paciência para ler mais do que um post do Instagram.
Acredito que essa sensação seja uma verdade no mundo dos adultos. Em meio a tantas tarefas e rotina atropelada, conseguir se concentrar em uma história que não seja a louça suja na pia não é fácil. Mas é importante.
Não preciso escrever sobre os benefícios da leitura. Talvez o mais importante seja lembrar que entrar no mundo mágico de uma história, especialmente quando acompanhado de uma criança, pode ser um alívio para a correria insana dos dias. É um bálsamo para nós e é ainda mais importante para os pequenos.
Experimente não apenas ler uma história para uma criança, mas entrar na brincadeira junto com ela. É um ótimo respiro. Não é possível garantir que isso crie um leitor entusiasmado na vida adulta, mas com certeza as lembranças da infância serão doces.
Convivo de forma mais próxima com três crianças: duas de três anos e uma de oito. Entre o lobo mau e os gibis da Turma da Mônica, quem mais ganha com a empolgação deles sou eu. Na Feira do Livro, esse mundo mágico da literatura está ali, só esperando pelo nosso interesse.
Boa leitura!