Um posto praticamente novo. É o que o Executivo de Lajeado projeta para o Centro de Saúde localizado no bairro Montanha. Uma das maiores unidades da cidade passará por uma ampla reforma nos próximos meses. O projeto arquitetônico está pronto e o objetivo é encaminhar em breve a licitação da obra.
A reestruturação vai abranger toda a estrutura da unidade, desde o telhado até o piso. Além disso, deve padronizar a edificação, deixando a aparência mais semelhante aos demais postos da cidade. O prédio é um dos mais antigos entre os equipamentos públicos de Lajeado.
“A reforma vai acontecer em toda a parte do telhado, que está com sérios problemas. Também será preciso mexer em partes do piso que andaram cedendo. Vamos trocar e repintá-lo. E, ainda tem toda a parte debaixo do prédio, que se usava como arquivo e lavanderia. Vamos reformar para fins de melhor aproveitamento”, revela o secretário de Saúde, Cláudio Klein.
Outro ponto que será reformulado é a entrada do posto, que possui uma espécie de garagem, ainda da época em que a edificação servia de pronto-socorro à comunidade. “Aquilo será fechado e vamos fazer um espaço de odontologia completamente novo”, frisa o secretário. O local é referência na cidade para atendimento em especialidades odontológicas.
O Centro de Saúde do Montanha está localizado na rua João Sebastiany, próximo à saída para a ERS-130. O entorno é bastante movimentado, e conta, nas proximidades, com áreas de lazer, comércio e serviços variados.
Mais serviços
A reforma do Centro de Saúde também vai possibilitar a ampliacao dos servicos à comunidade do Montanha. Hoje, duas equipes de ESFs atuam na unidade, conforme Klein. “E nós já estamos encaminhando a terceira ESF. O Montanha cresce e necessita de um reforço no atendimento a população”.
A ideia é que o posto de saúde funcione sempre das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio dia. Hoje, é a única unidade que funciona até as 20h, devido à alta procura das pessoas por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
“Mas isso não vai continuar. Notamos que a busca tem sido pequena neste horário. Já esta definido isso, de um projeto que vem evoluindo em toda a secretaria. Vai abrir sem fechar ao meio dia, mas para isso precisaremos contratar mais pessoas”, ressalta Klein.
A reforma vai acontecer em toda a parte do telhado, que está com sérios problemas. Também será preciso mexer em partes do piso que andaram cedendo”
Cláudio Klein, secretário municipal de Saúde
Projetos
complementares
Com o projeto arquitetônico pronto, a Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan) trabalha agora nos projetos complementares, que inclui as partes hidráulica, elétrica, plano de prevenção contra incêndios (PPCI) e climatização do ambiente.
Segundo a titular da pasta, Cátia Berteli, esta etapa deve ser finalizada em breve. “O posto será totalmente reformulado. Penso que ainda temos dois meses para concluir, aí teremos um orçamento definido e podemos encaminhar para licitação”, destaca.
Reforço na
pandemia
Durante períodos mais conturbados da pandemia de covid-19 em Lajeado, sobretudo antes da chegada das vacinas, o Centro de Saúde Montanha desempenhou papel importante. A unidade chegou a ser referência para as pessoas que apresentavam sintomas da doença e buscavam atendimento médico.