Ex-vereadora em Lajeado e agora ex-Coordenadora de Inovação da prefeitura, Mariela Portz (PSDB) já havia sido convidada outras vezes para compor o cobiçado quadro do alto escalão do governo de Eduardo Leite (PSDB). Desta vez, e diante de um projeto inovador e ainda mantido em sigilo pelo governador, a agitada e inquieta tucana aceitou o convite e vai de mala e cuia para a capital gaúcha.
Por lá, além de ser mais um dos jovens agentes de transformação e provocação do Executivo estadual, a filha do experiente ex-vereador Delmar Portz será mais um dos tantos elos construídos entre o Vale do Taquari e o Palácio do Piratini. Já são três secretários estaduais e ao menos uma dúzia de agentes públicos e políticos lotados em cargos estratégicos e próximos a Leite. E é bom aproveitarmos.
Agentes da inovação se movimentam
A Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (Agil) anuncia a nova direção. Tiago Guerra (à direita na foto) será o novo diretor-executivo, assumindo a função exercida por Cristiano Zanin desde a criação oficial da Agil. Guerra terá ao seu lado a velocidade de Bruno Büttenbender, anunciado como o “analista de inovação”, e Victoria Anchau, como a gestora de comunicação. Zanin, por sua vez, atuará como consultor da Agil até outubro, e assume um projeto junto à empresa Ano3 Viagens na área do turismo de experiência. Outro movimento que influencia o contexto das quatro hélices do Pro_Move Lajeado é a saída de Mariela Portz do governo municipal. Já nesta semana, ela deixa a função de Coordenadora de Inovação da prefeitura e assume como Secretária Executiva na Casa Civil do Estado. Antes de sair, ela conversou e indicou duas sucessoras ao posto aberto no município. Mas não obteve sucesso. Ou seja, as movimentações persistem no badalado mundo da inovação.
Calvi e Toldi buscam recursos ao turismo
Jonas Calvi (PSDB), prefeito de Encantado e representante da Amat, e Odacir Toldi, Secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Guaporé, participaram de um ato junto à bancada gaúcha no congresso. Eles buscam recursos na área do turismo regional. Calvi aproveitou a viagem para retificar o apoio parlamentar ao projeto do Jardim do Acolhimento, no entorno do Cristo Protetor. Já o representante guaporense busca cerca de R$ 5 milhões para melhorias nos boxes do Autódromo Internacional de Guaporé, e assim garantir mais provas de circuitos e campeonatos nacionais.
TIRO CURTO
– O governador Eduardo Leite (PSDB) encaminhou ofício à câmara de Lajeado para informar que “as condições técnicas necessárias para o funcionamento do Laboratório da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), baseadas no parecer técnico, não foram atendidas”.
– A administração municipal de Estrela anuncia para o dia 19 de setembro, às 9h, na sala de licitações da prefeitura, a abertura das propostas referentes à contratação de empresa para executar a pavimentação asfáltica na Estrada Fridolino Wietholter, em Linha Geraldo, conforme contrato de financiamento firmado entre o Badesul e o município.
– Em Lajeado, o vereador Waldir Blau (MDB) encaminha requerimento ordinário ao Secretário da Fazenda, Rafael Spengler. Em suma, ele pede ao Executivo a realização de um novo Programa Municipal de Regularização Fiscal, o popular Refis.
– Vereadores de Teutônia, Neide Schwarz (PDT) e Hélio Brandão (PTB) viajam a Brasília entre os dias 20 e 24 de agosto. Na justificativa, “solicitar emendas parlamentares”, é claro.
Novas pontes em Brasília
Os prefeitos de Colinas, Sandro Hermann (PP), e de Arroio do Meio, Danilo Bruxel (PP), viajaram a Brasília nesta semana para apresentar projetos e buscar recursos junto aos parlamentares ligados ao Estado. Na foto, eles estão ao lado do senador Luís Carlos Heinze (PP). E, entre as demandas apresentadas pelos gestores públicos, destaque para a proposta de uma nova ponte sobre o Rio Taquari, interligando as duas cidades. A dupla solicitou apoio financeiro ao empreendimento.
Rigotto, Amat e Amvat
A palestra do ex-governador Germano Rigotto no Café Empresarial da Cacis, em Estrela, chamou a atenção pela quantidade e representatividade do público presente. Lá estavam diversos empresários, líderes regionais, e muitos prefeitos ligados à Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e à Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat). Em debate, a reforma tributária e os impactos para a sociedade civil e às gestões municipais. Aliás, a impressão é que ainda sobram dúvidas e faltam certezas acerca do futuro tributário da nação e das administrações públicas.