Os moradores do São Bento aprovaram o projeto de retirada das lixeiras no bairro. A decisão foi tomada na noite desta terça-feira, 15, durante reunião organizada pela Associação de Moradores.
O projeto “São Bento Limpo – Lixo Zero” sugere que as pessoas armazenem dentro de casa os resíduos produzidos e apenas nos dias da coleta coloquem para o lado de fora. Assim, o lixo não fica armazenado por muito tempo a céu aberto na rua. As sacolas poderão ser colocadas nas próprias calçadas, ou ainda penduradas em lugares mais altos como nas grades de portões ou em galhos de árvores, para evitar que animais tenham contato com os resíduos. No bairro São Bento, a coleta é feita nas terças, quintas e sábados.
Participaram da reunião cerca de 25 moradores e a decisão foi unânime entre os presentes. Com a aprovação, o próximo passo será entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente para comunicar o que ficou decidido e solicitar o serviço de retirada das lixeiras. Nos próximos dias também inicia o trabalho de comunicar os moradores do bairro e passar orientações sobre o novo sistema.
A retirada das lixeiras será gradual e deve iniciar em 20 dias. O projeto começará a ser aplicado de maneira experimental em alguns pontos e será expandido a cada semana para mais ruas. Além de diminuir o acúmulo de lixo e o tempo que ele fica jogado na rua, de terminar com o mau cheiro e a poluição visual, o grupo também busca conscientizar a comunidade a fazer a separação dos resíduos da maneira correta.
O presidente da Associação de Moradores do São Bento, Marcos Aurélio Flores Linke, enfatiza que a decisão não será imposta à comunidade. Aqueles que não estiveram na reunião e não concordarem com o projeto, poderão solicitar uma lixeira. “Eles terão este direito, não vão ser impedidos disso. Mas estas pessoas precisam estar conscientes de que estas lixeiras serão colocadas na frente das suas propriedades. E pode acontecer de outras pessoas passarem lá e colocarem o lixo naquele local, gerando mau cheiro e sacolas jogadas no meio da calçada”, diz Marcos.
Exemplo
O São Bento vai ser o segundo bairro de Lajeado a implantar o projeto. Desde 2020, o bairro Centenário não tem mais lixeiras. O acúmulo de lixo nas ruas era um problema constante, já que o recolhimento de resíduos não era diário. Por isso a Associação de Moradores criou um projeto de conscientização chamado de “Centenário 100 – Lixo 0”.
O presidente da entidade, Rodrigo Henicka, foi uma das pessoas à frente do projeto na época. Ele conta que logo no início a aceitação foi de cerca de 90% da comunidade.
“Esses problemas com o lixo é em todos os bairros, não é um problema de um bairro específico. Já faz três anos que não temos lixeiras no bairro Centenário e funciona muito bem. Acredito que aqui também vai dar certo e pra isso tem que ter a conscientização e apoio de todos os moradores, cada um cuidando do seu lixo”, diz Rodrigo.