Com uma extensa caminhada profissional, Marcos Mallmann juntou toda sua experiência e vontade de empreender no que, hoje, é uma empresa de materiais elétricos de renome estadual. Sempre em busca de conhecimento, busca estar em contato com as tendências do mercado e maneiras de evoluir o negócio.
Diretor da CBM Material Elétrico, Mallmann foi o convidado dessa segunda-feira, 14, de “O Meu Negócio”, programa multiplataforma do Grupo A Hora. Durante a conversa, relembrou a trajetória até a consolidação da empresa, bem como da influência dessas experiências no cotidiano da companhia.
Natural de Picada São Gabriel, Cruzeiro do Sul, Mallmann trabalhou como agricultor até os 23 anos por conta da influência familiar. Após esse período, veio para Lajeado, onde mora até hoje. Aqui, atuou como metalúrgico, eletricista, chocolateiro, jogador profissional e trabalhou, ainda, na Certel.
Permaneceu na cooperativa por seis anos. “A Certel foi uma grande escola. Além de aprender diversas coisas sobre o varejo, foi onde despertou minha paixão pela área e pelo gosto de lidar com pessoas”, detalha.
Com forte espírito de liderança, em 1989 abriu a própria empresa, a CBM Material Elétrico. Hoje, conta com o apoio das filhas Eduarda e Danielle na gestão dos negócios. “É muito gratificante ver elas atuando na companhia. Consigo ver o grande futuro que elas têm ali”, pontua.
ENTREVISTA
Marcos Mallmann
• Diretor da CBM Material Elétrico
“Chegamos aqui por causa das pessoas que estiveram conosco em toda a caminhada”
Rogério Wink: Como começou a empresa?
Marcos Mallmann: A CBM abriu as portas em 1989 no bairro Montanha. Nesse início, a loja era um misto de materiais de construção, parte elétrica e hidráulica. Com o tempo, percebemos a necessidade de ampliar o espaço e, entre 1995 e 1996, mudamos para o Centro. A partir desse período, que foi quando compramos mais um estoque para a empresa, voltamos nossas atividades para atender indústria e profissionais que trabalhavam com a parte elétrica. Seguimos prestando serviços de projetos e execução até 2002. Infelizmente, a área da execução começou a dar problemas, mas, como nesse meio tempo o mercado mudou muito, nos reinventamos e começamos na área de construção civil.
Wink: Quando vocês se mudaram para a sede atual?
Mallmann: Este mercado veio forte até 2014, quando tudo mudou de novo e as compras passaram a ser feitas diretamente nas indústrias. Decidimos, então, mudar nossa visão como loja e colocamos como meta a nossa consolidação como home center até 2025. Por isso, em 2017, após analisarmos as estratégias, buscamos um espaço maior e mudamos para a atual sede no São Cristóvão.
Wink: Com essa alteração, o que mudou nos negócios?
Mallmann: Nosso objetivo era atender uma nova fatia de clientes. Com o espaço maior e melhor, conseguimos ampliar nosso mix de produtos. Antes éramos uma loja voltada ao ramo elétrico que atendia apenas profissionais da área e construtoras. Hoje, além da parte elétrica, trabalhamos com iluminação, segurança, automação, materiais hidráulicos e energia solar, além de tornar o espaço mais acessível para o consumidor final.
Wink: Qual a importância do atendimento na empresa?
Mallmann: Tenho funcionários que têm 27 anos de casa, outros nem tanto. De qualquer forma, todas as pessoas que passam pela empresa são fundamentais, principalmente nos períodos de mudança. Agora que nosso principal cliente é o consumidor final, o atendimento se mostrou mais importante do que nunca. Fidelizar o cliente não é algo fácil, por isso estamos sempre tentando superar as expectativas de quem compra conosco. Atendimento de excelência, funcionários prestativos e que conheçam o que estão vendendo e, o mais importante, uma venda de coração. Isso é o que faz o cliente buscar pela nossa loja.
Wink: No que a internet auxilia o negócio?
Mallmann: Nosso site é a porta de entrada para que os clientes conheçam os produtos. Temos nosso WhatsApp linkado ao site, então as pessoas conseguem entrar em contato conosco para saber mais sobre orçamentos ou até para finalizar as compras. É o principal meio de facilitar o contato. Por isso prezamos sempre por um trabalho extremamente humanizado nesses portais.
Wink: Onde buscam por inovação?
Mallmann: Olhar para o mercado nacional e internacional já é um ótimo exemplo de como descobrir o que é tendência. Além disso, feiras são locais que estamos sempre presentes. Como nossa meta é nos tornarmos uma home center, temos que estar em constante busca. Se quisermos crescer, precisamos buscar aqueles que entendam sobre o ramo.
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