O governo de Lajeado convoca a comunidade e os demais interessados para, no dia 25 de agosto de 2023, às 10h, no salão de eventos da prefeitura, comparecer à audiência pública para apresentação e discussão da prévia da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024. E a projeção de orçamento para o próximo ano é de R$ 585 milhões. Em 2023, a administração municipal trabalha com uma projeção de R$ 500 milhões. Ou seja, o incremento para o exercício seguinte é de 17%. E isso se deve a revisão da metodologia de cálculo, aliado à projeção de crescimento do PIB da cidade e, também, à inflação projetada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.
UB e Parque Ambiental em Teutônia
Com apoio do deputado estadual, Dirceu Franciscon (União Brasil), e do deputado federal, Luiz Carlos Busato (União Brasil), o prefeito de Teutônia, Celso Forneck (PDT), tem a garantia necessária para iniciar a construção de um Parque Ambiental no bairro Alesgut. Na segunda-feira, o gestor teutoniense visitou a sede estadual do partido União Brasil (UB), em Porto Alegre, para confirmar a disponibilidade de uma emenda para o novo empreendimento. E ele estava na companhia de Rogério Hauschild, que será o presidente municipal do UB em Teutônia, do Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann (UB), e também do Secretário de Indústria e Comércio, Guilherme Engster (PDT).
Vereadores homenageiam juíza
A câmara de vereadores de Estrela prestou homenagem à juíza Caren Leticia Castro Pereira. Natural de Santana do Livramento, ela recebeu o título de Cidadã Estrelense. A homenageada iniciou a carreira em outubro de 2001, tendo atuado nas Comarcas de Uruguaiana, Quaraí, Encantado e Alegrete – onde também foi agraciada com o título de Cidadã Alegretense. Em abril de 2015, assumiu a 2ª vara judicial de Estrela, tendo atuado ativamente na condição de Juíza Diretora do Foro para a criação da terceira vara, o que hoje é realidade, sendo instalada a Vara Criminal na Comarca em 17 de janeiro de 2022. Com a especialização das Varas, em janeiro de 2022 removeu-se para a 1ª Vara Cível de Estrela, na qual é titular atualmente. Atualmente é a Juíza Eleitoral da 021ª Zona Eleitoral. Aliás, ela presidiu as três últimas eleições gerais.
Em busca de harmonia
O prefeito Elmar Schneider (MDB) criou uma base governista de coalizão. O experiente político utilizou todas as ferramentas legais e as estratégias cabíveis para garantir uma gestão sem grandes confrontos. E, entre os principais movimentos articulados pelo gestor público, destaque para a escolha e nomeação dos secretários municipais. Adversários de outrora foram chamados para o governo. E, não por menos, a relação entre os agentes públicos possui uma tensão natural. Diante do inevitável, o desafio do chefe do Executivo é trabalhar diariamente a harmonia entre as diferentes frentes internas. Caso contrário, é a sua gestão que será abalada perante o eleitor. E os adversários de outrora sabem muito bem disto.
Novos acessos (e saídas) à BR-386 em Lajeado
O governo de Lajeado pleiteia junto à CCR Via Sul a construção de novos acessos (e/ou saídas) para os bairros Santo André e Florestal. No primeiro, a reivindicação pode interessar a rede Comercial Zaffari Ltda, que estuda a possibilidade de instalar uma unidade do Stock Center às margens da BR-386. Já no bairro Florestal, o pleito é pela interligação da rodovia federal com uma das vias municipais que levam até o coração daquele bairro, nas proximidades do antigo estádio do Clube Esportivo Lajeadense, e cujo imóvel deverá ser ocupado por um “atacarejo” do Grupo Passarela. Ambos os debates estão bastante avançados junto à equipe da concessionária responsável pela BR. E o engenheiro da prefeitura e vereador, Isidoro Fornari, acompanha de perto.
TIRO CURTO
– A possível nova ponte entre Lajeado e Arroio do Meio já aguça os anseios dos empreendedores. Afinal, e diante da possibilidade de aumentar – com qualidade – o fluxo de veículos naquelas regiões das cidades, é natural que surjam pré-projetos para atender o público em diversas áreas.
– Sobre isso, aliás, já é possível verificar algumas movimentações junto à Rua Rio Grande do Norte, entre os bairros Carneiros e Universitário, no perímetro lajeadense.
– Em Estrela, a câmara de vereadores deve votar na próxima semana o projeto de lei que altera as regras para homenagens públicas. Em suma, a proposta permite que pessoas de destaque sejam homenageadas ainda em vida. Paralelo a isso, os parlamentares também avaliam a matéria que denomina de José Itamar Horn (Biti) uma praça da cidade.
– Também em Estrela, muita expectativa para a palestra do ex-governador do RS, Germano Rigotto, que participa hoje pela manhã do Café Empresarial da Cacis. E um detalhe importante: após o evento, ele concede entrevista exclusiva ao Grupo A Hora, no estúdio instalado junto à redação do jornal Nova Geração.
– Em Lajeado, o clima entre os vereadores Márcio Dal Cin e Paula Thomas, ambos do PSDB, está cada vez pior. Na sessão de ontem, Dal Cin, que é cadeirante, sugeriu que a colega e presidente do Legislativo andasse em uma cadeira de rodas pela cidade. O motivo da discussão é a criação ou não de uma Comissão Especial de Acessibilidade.