Na última semana, visitei um casal que inspirou minha caminhada. Aqueles adultos que acreditam e apostam em ti, quando tu, na 5ª série, não consegue ver isso ainda. O professor Erni Röhsig foi diretor e meu professor, e a professora Isoldia, minha Professora, na Escola Evangélica de Roca Sales (atual CEAT – Região Alta). Para mim, guri lá da Barra da Seca, começava a aprender a ler o mundo, conduzido por esse casal e demais professores que compunham a equipe.
A possibilidade de continuar a estudar quando a maioria “se formava” na 8ª série estava posta, mas passava pela decisão de fazer o trajeto de 9 km x 2, todas as noites, de bicicleta, lembrando que existe o inverno e as vicissitudes do tempo. Incentivado pelos meus pais, meu amigo e colega Ricardo Fensterseifer também topou a parada. Fizemos essa aventura formativa juntos e ambos concluímos o 2º Grau. Depois graduação, pós e PhD. Obrigado professores!
A transformação ainda passa pelas mãos deles, se eles forem bons e o aluno estiver pronto. A libertação pelo conhecimento é um bem muito caro, e a constante evolução, mais ainda. Conversamos sobre o sistema educacional atual, política, comunidades, vivências, livros, pessoas… e líderes. Melhor dito, sobre a escassez de lideranças na sociedade atual. E quando falamos em líderes que inspiram e são confiáveis, precisamos novamente aplicar a subtração no cálculo.
Nessa escola onde estudei tínhamos 3 aulas de Língua Alemã por semana, onde a Profª Gudrun Rahmeier me ensinou a ler e escrever numa segunda língua, a qual eu já falava. Vivências ricas que constroem a trajetória e a história de cada pessoa. Lembro da Profª Helena Ludwig, que ensinou outra língua e insistiu para que aquele guri lesse muito, para se sair bem no Português, língua que lhe foi apresentada com 7 anos de idade. A mesma Professora que dedicou horas fora da sala de aula, para corrigir e acompanhar meu intercâmbio por cartas com meu Pen Friendship Michael Hadfield, na Inglaterra, cujas cartas em inglês eu enviava e recebia respostas regularmente por vários anos, fazendo com que minha proficiência nessa língua também fosse alcançada.
Quando analisamos nossa história e vimos que, nossos Pais, a Escola e nossos Mestres fizeram toda a diferença, nos damos conta que isso só é possível porque nos dedicamos e queremos que assim seja. Entusiasmo é o combustível que nos move. Que não nos distanciemos dele enquanto vida existir!