Durante o final de semana, 2,4 mil pessoas fizeram o passeio do Trem dos Vales, entre Guaporé e Muçum. Um total de 45 mil turistas são esperados para 92 passeios nesta edição, um aumento de 10,8 mil bilhetes em comparação com 2022. Para agosto já não há mais vagas disponíveis para os dois trajetos: Guaporé-Muçum e Muçum-Guaporé. Os combos, novidade desta temporada, receberam adesão já nos primeiros passeios. Foram comercializados 74 combos Cristo Protetor; 15 Vinícola e 3 combos Parque Denardi.
Dentro dos vagões
A expectativa por percorrer os viadutos e túneis da Ferrovia do Trigo tomou conta dos turistas enquanto esperavam a partida da locomotiva na Estação Ferroviária de Muçum na tarde do sábado, 12. Moradora de Porto Alegre e natural do Rio de Janeiro, Nadine Mesquita descobriu o Trem dos Vales pela internet. “Sempre procuro por atrativos novos, e estava ansiosa por fazer esse roteiro”, contou a engenheira, que já havia feito a viagem de Maria Fumaça, na serra gaúcha, e também os passeios de trem no Paraná. Já o casal de metalúrgicos, Cristine Araújo e Daniel Silva, de Gravataí, sentiu-se atraído em vir à região após ver fotografias e vídeos em redes sociais. “É nossa primeira vez no Trem dos Vales, acredito que será muito divertido”, revelou Cristine.
No sábado de manhã, a família de Fábio Lisbôa, 31, esteve entre os 586 passageiros que realizaram o trajeto. Junto do pai, Altino, e a mãe, Márcia, o trio de Florianópolis (SC) fez o percurso junto de outros atrativos que compõe o roteiro do combo Cristo Protetor. “Foi fantástico, as paisagens são absolutamente deslumbrantes e a experiência de estar a bordo do trem em um período mais longo é única. Fizemos um passeio recentemente em Santa Catarina, mas foram apenas 10 minutos, então não se compara”, salienta.
“Foi a nossa primeira vez no Vale do Taquari. Ficamos hospedados em Guaporé e além do passeio de trem, conhecemos o Cristo Protetor, o Viaduto 13, os restaurantes próximos e a fábrica de chocolates Divine”, relata Lisbôa. A família não descarta retornar no futuro. “Talvez no sentido inverso para ter uma ideia ainda melhor do percurso todo”, ressalta. O Trem dos Vales também fará parte das recomendações a amigos e conhecidos da família Lisbôa. “Sem dúvidas, vamos recomendar fortemente a todos”, revela.
Novo pátio e obras em Muçum
Na sexta-feira, 11, ocorreu a abertura oficial da temporada do Trem dos Vales, na Estação Ferroviária de Muçum. Na ocasião, também foi inaugurado a pavimentação no pátio da Estação Ferroviária. O prefeito Mateus Trojan ressaltou que esse era um momento de muita satisfação e felicidade. “O local não é somente um produto turístico, mas também um espaço de lazer e entretenimento da nossa população. E que aos poucos vamos incrementando a estrutura” salientou. Segundo Trojan há 13 empreendedores que expõem seus produtos no local. “Por meio dessas redes de contatos promovidas pelo trem, eles conseguem também ampliar o seu leque de clientes e automaticamente criar uma cadeia de sucesso”, pontuou Trojan.
O prefeito também comentou sobre algumas obras no entorno da estação. “Aqui no bairro Guaporé, faremos a pavimentação asfáltica da avenida Santa Lúcia. O trevo será todo remodelado por meio de um projeto do governo do Estado que aprovamos junto a EGR. O investimento será superior a R$3,5 milhões”, apontou. A pavimentação da Linha Santa Lúcia que segue em direção ao Viaduto 13 e a construção do Rosário da Proteção são outros projetos futuros de Muçum.
Bilhetes e informações
Os ingressos podem ser adquiridos através do site tremdosvales.com.br ou pela central de atendimento via WhatsApp (47) 3307-9977.