TRE-RS cassa mandato de Alexandre Bobadra, vereador de Porto Alegre

POLÍTICA

TRE-RS cassa mandato de Alexandre Bobadra, vereador de Porto Alegre

Pela decisão, os votos recebidos serão anulados, prevendo recontagem para saber quem ficará com a vaga

TRE-RS cassa mandato de Alexandre Bobadra, vereador de Porto Alegre
Foto: Isabelle Rieger / CMPA/Divulgação
Porto Alegre

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) cassou, na tarde desta terça-feira, o mandato do vereador de Porto Alegre, Alexandre Bobadra (PL). Pela decisão, os votos recebidos por Bobadra serão anulados (foram 4.703 votos) e deverá haver o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. Assim, haverá mudança na composição da Câmara da Capital. A definição de quem ficará com a vaga é feita pelo próprio TRE.

O vereador soube da decisão enquanto acompanhava a homenagem ao deputado cassado Deltan Dallagnol (Podemos), no plenário da Câmara. Ele deixou o local sem conversar com a imprensa.

O mandato foi cassado em julgamento com seis votos favoráveis e apenas um contrário, o do desembargador Caetano Cuervo Lo Pumo. Demais desembargadores acompanharam na integralidade o voto da relatora, a desembargadora Elaine Maria Canto, que apontava abuso de poder econômico, entre outros, na eleição de Bobadra.

Última a votar, a presidente do Tribunal, a desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiack, afirmou que o vereador “desrespeitou os princípios estabelecidos para promover a igualdade de oportunidades, principalmente pelos candidatos de diferentes raças e gênero”.

Também votaram pela cassação os desembargadores Ricardo Teixeira do Valle Pereira, Voltaire de Lima Moraes, Elaine Maria Canto da Fonseca, Afif Jorge Simões Neto e Patrícia da Silveira Oliveira.

Acompanhe
nossas
redes sociais