Gratidão às pessoas está na essência de Seu Almir no comando da Técnica Nardini

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Gratidão às pessoas está na essência de Seu Almir no comando da Técnica Nardini

Há 43 anos, empresa atua na assistência e comércio de ampla linha de refrigeração residencial, comercial e industrial

Gratidão às pessoas está na essência de Seu Almir no comando da Técnica Nardini
Aos 76 anos, Almir ainda reserva um tempo para "assessorar" a equipe na empresa (Foto: Diogo Fedrizzi)
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Gratidão àqueles que o incentivaram em sua trajetória profissional é um dos sentimentos que o empresário Almir Nardini, 76, traz consigo ao longo da vida, em especial, à família Giordani, fundadora da tradicional empresa encantadense, que oportunizou ao então jovem de 16 anos o primeiro e único emprego. “Meu pai conseguiu a vaga. Foi lá que aprendi o que fiz a vida toda. O que sou hoje devo a eles”, agradece Almir, que permaneceu por 18 anos na Giordani na função de técnico responsável pelo conserto de geladeiras, fogões e máquinas de lavar. “A Giordani me possibilitou a realização de diversos cursos de especialização em refrigeração em fábricas de marcas conceituadas, como a antiga Steigleder, Springer, Consul e Brastemp”, acrescenta.

Nesse período, Almir também buscou uma renda extra e, nas horas de folga, à noite e aos finais de semana, consertava lambretas em uma pequena oficina montada em casa. “Havia muitas marcas italianas e o pessoal tinha que levar para Lajeado. Eu tinha uma lambreta e comecei a arrumar. Guardei o veículo e hoje um dos filhos usa”, comenta.

Em 1980, o encantadense decidiu empreender por conta própria e abriu as portas da Técnica Nardini. A primeira oficina foi instalada numa casa de madeira, na Rua Tiradentes. “A Giordani concordou com a minha saída e, como eu era o único que prestava assistência e consertava os equipamentos, a empresa ainda passou os clientes para mim”, afirma Almir, que permaneceu sozinho no conserto dos eletrodomésticos por cerca de seis meses até contratar os primeiros funcionários. “As geladeiras da época eram aquelas da porta redonda. Só gente rica tinha condições de comprar”, lembra.

Depois de 15 anos focado apenas no conserto de eletrodomésticos, ele resolveu expandir a empresa e atender toda a cadeia do frio. Assim, além da assistência técnica, iniciou a comercialização de produtos da linha de refrigeração nos setores residencial, comercial e industrial.

Em 1998, o empresário transferiu a unidade para um prédio maior, na Rua Flores da Cunha, onde permanece até hoje. A estrutura atual conta com 18 funcionários diretos e cinco indiretos. Na equipe estão alguns familiares, entre eles, filhos e até um neto, além de profissionais com anos de carteira assinada. “Muitos que começaram e aprenderam comigo, hoje são donos de empresas”, revela Almir, que sempre priorizou o bom atendimento. “Construímos uma história de confiança com o cliente. Quando surge o problema, as pessoas se lembram da gente, ‘queremos o Nardini’, dizem. Só pelo barulho, já sei qual é o defeito do equipamento”, garante.

Hoje, a rotina de Almir Nardini ainda reserva algumas horas do dia para frequentar o estabelecimento. “Para quem começou com pouca experiência e foi à luta com muito esforço, sou muito contente por chegar onde estou. Tive uma companheira, a Marlene, que me deu apoio sempre e os meus filhos ao meu lado, crescendo, aprendendo e ajudando”, orgulha-se.

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