O Frigorífico de Aves da Languiru, em Westfália, vai paralisar as atividades a partir desta quinta-feira, 17. A cooperativa não confirma por quanto tempo será a interrupção nas atividades e destaca que os associados receberão assessoria da equipe técnica.
Conforme nota encaminhada pela Languiru, “a medida contribui para redução de despesas, especialmente com a nutrição dos animais a campo. Além disso, o mercado nacional passa por momento de elevada oferta de proteína animal, influenciado pela queda nas exportações do produto e consequente corte dos preços no mercado doméstico”.
A maioria dos funcionários da planta entram em férias coletivas, com a permanência de trabalhadores que fazem serviços de manutenção. Os casos serão intermediados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Stial) de Estrela, que atende aos colaboradores de Westfália.
Em julho, a operação foi reduzida em 40%, como movimento previsto no plano de recuperação apresentado no mês de maio. De 100 mil abates por dia, a estrutura passou a 60 mil, com o encerramento do expediente noturno em junho.