Vamos subir Dense!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Vamos subir Dense!

Lá se vão 112 anos de histórias. O Clube Esportivo Lajeadense é um patrimônio de Lajeado e de todo o Vale do Taquari. Não por menos, a torcida costuma contar com o apoio de moradores de diversas cidades da região e, também, de fora dos nossos pagos. O futebol tem dessas coisas. Neste domingo, o nosso glorioso Alviazul terá mais uma chance de retornar à elite do futebol gaúcho. O confronto contra a não menos competente equipe do Santa Cruz será fora de casa, no tradicional Estádio dos Plátanos. É um desafio dobrado para o time do guerreiro Serginho Almeida, hoje o nosso técnico, e que também foi o nosso capitão no elenco vencedor de 2010, o ano do último acesso do clube. Que as forças estejam do nosso lado, e que possamos celebrar com toda a comunidade lajeadense e regional após o derradeiro apito final. Os heróis vestidos de azul e branco merecem. Sejam eles os atletas, sejam eles os voluntariosos, resilientes e bravos torcedores, dirigentes e conselheiros. Chegou a hora. Vamos, vamos, vamos Dense!

Novidades no Parque

Marcelo Caumo (PP) projeta nova intervenção no Parque do Imigrante. Desta vez, a administração prepara o fechamento do espaço entre os pavilhões 2 e 3. Em suma, o projeto é fechar os vãos de acesso e saída – na área da frente e de trás – com “portões de correr em chapa tipo painel lambril quadrado, com porta social completo incluída, com requadro, acabamento colorido, com trilhos e roldanas”. Paralelo a isso, o Executivo vai derrubar as paredes de fundo dos referidos pavilhões, interligando os dois espaços e criando um amplo e coberto ginásio para receber cerca de 10 mil pessoas.

Prefeitos buscam as “irmãs” na Alemanha

O Vale do Taquari já possui bons exemplos de “cidades-irmãs” na Europa. Encantado, Ilópolis, Doutor Ricardo e Arroio do Meio firmaram os termos de geminação com San Pietro Valdástico, Auronzo Di Cadore, Lentiai e Boppard (foto), respectivamente. As três primeiras são italianas, e o quarto município é alemão. E na mesma Alemanha os prefeitos de Estrela e Imigrante vão buscar o acordo internacional. As futuras “irmãs” da região ainda não foram definidas. Mas a intenção dos prefeitos Elmar Schneider (MDB) e Germano Stevens (MDB) é concretizar as parcerias até julho de 2024, durante a histórica celebração dos 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul.

A administração de Imigrante está mais avançada no processo para o intercâmbio de conhecimentos. Segundo o prefeito, as tratativas já iniciaram com representantes de Weiherhammer (foto), localizada no distrito de Neustadt an der Waldnaab, no estado de Baviera. Por lá, a população é de 3.889 moradores. E por aqui, são pouco mais de três mil pessoas. Já o governo de Estrela inicia praticamente do zero. E, para tal missão, o prefeito convocou Andreas Hamester. Coordenador dos Grupos de Danças Folclóricas da cidade, ele tem profundo conhecimento e apreço pela cultura germânica e será peça fundamental na construção deste processo de paradiplomacia entre Brasil e Alemanha. Uma missão nobre, e que precisa ser dividida com outros atores da cidade.

TIRO CURTO
– Secretário Estadual de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi garantiu o modelo free flow para as rodovias do Vale do Taquari. E um detalhe importante. Com o novo sistema, é muito provável que sejam instalados arcos de cobrança automática em trechos da Rota do Sol em Estrela, Teutônia e Westfália, e também em pontos da ERS-130 em Lajeado e Arroio do Meio.
– Aliás, e ainda em tempo, é preciso registrar e reforçar que a primeira agenda oficial de Capeluppi – após ser nomeado pelo governador em janeiro passado – foi com líderes do Vale do Taquari. E tal encontro foi articulado pelo então deputado estadual, Sidnei Eckert (MDB).
– Em Arroio do Meio, o Secretário de Planejamento – e também presidente do PP local –, Carlos Rafael Black se viu envolvido em uma trama desagradável. Em resumo, uma postagem nas redes sociais denunciou um suposto caso dele com uma servidora, e cujo encontro no motel teria ocorrido durante horário de expediente. Ele nega e vai buscar na justiça as reparações por danos morais.
– O governo de Lajeado agendou evento nesta segunda-feira para anunciar novidades na área do planejamento. É a nova etapa do Projeto Simplificado, voltado à aprovação de projetos de prédios multifamiliares, multiserviços, comerciais e industriais. O evento será no Labilá, e os convites foram encaminhados para representantes do Seavat, Sinduscon e Acil.
– Também em Lajeado, o Laboratório da Univates no HBB será inaugurado no dia 22 de agosto. A solenidade inicia às 10h30min.
– A Bancada Progressista da câmara de Encantado solicitou uma série de informações sobre o quadro de servidores do Executivo. Os vereadores do PP querem saber o número de funcionários a partir de 2016, bem como a quantidade e as funções atuais de todos os terceirizados, estagiários, comissionados e concursados.
– O Ministério Público de Canoas instaurou inquérito civil para “apurar eventual infração à ordem urbanística decorrente de ocupação irregular nas imediações de linha férrea em Nova Santa Rita”.
– Secretário Nacional de Habitação, Haílton Madureira participa de encontro com representantes da Amvat, Amat e Avat. O evento ocorre no dia seis de outubro, às 9h30min, no Estrela Palace Hotel. Secretário Estadual de Habitação e Regularização Fundiária, o advogado Fabrício Guazelli Peruchin também será convidado.

Acompanhe
nossas
redes sociais