Jornada das Lojas Delai é exemplo de inovação há 40 anos

Vale Empreendedor

Jornada das Lojas Delai é exemplo de inovação há 40 anos

Da lavoura para a loja focada em moda alto esporte, Irno Delai se tornou referência no setor da moda e um exemplo de como ser criativo e disruptivo

Jornada das Lojas Delai é exemplo de inovação há 40 anos
Irno Delai é uma das principais referências no setor de vestuário no Vale do Taquari (Foto: Andreia Rabaiolli)

Alcançar sucesso em uma jornada empreendedora passa por driblar dificuldades, ousar e arriscar na hora de construir e lapidar sua marca. E isso tudo pode ser visto na trajetória de Irno Delai, nome por trás da tradicional Lojas Delai, uma das principais referências no setor de vestuário no Vale do Taquari.

Conhecido por ser disruptivo, Delai começou sua vida na agricultura e trilhou um longo caminho até alcançar o ramo da moda alto esporte. Ao lado de sócios, inaugurou em 1983 sua primeira empresa, a Loja Patussi Delai, em Estrela. Originalmente, a operação comercializava cama, mesa, banho, alfaiataria e linha completa para viagem. “Queríamos mostrar que viemos para ficar. Por isso, construímos uma loja de 200 metros quadrados”, lembra.

No ano de 1997, a marca foi alterada para Delai Comércio e Confecções, fruto de um processo de crescimento e desenvolvimento. Tanto é que em 2001, Delai inaugurou  uma loja com mil metros quadrados, no centro de Estrela. No local, o leque de marcas com renome mundial foi ampliado, assim como ficou definido que seria um espaço exclusivo de moda masculina e feminina. “Nossa loja é uma fábrica de felicidade. A qualidade é  o pilar do negócio. Aqui dentro, até um grão de areia deve ter qualidade. Por isso, não somos caros, somos qualificados”, explica.

Em 2006, a Delai abriu sua primeira filial, em Teutônia. O objetivo era levar a missão de atender clientes que queriam opções diferenciadas. Para marcar essas iniciativas, sempre buscou alternativas marcantes. Aliado ao aniversário de 60 anos, ele mandou produzir um bolo que rendeu dez mil fatias e foi distribuído à comunidade de Estrela. Isso rendeu registro no “RankBrasil” como o maior bolo de aniversário do país. 

Em 2009, a marca inaugurou a segunda filial, em Santa Cruz do Sul. Um ano depois, em 2010, durante a 26ª Oktoberfest, Delai reuniu 1950 dançarinos e organizou a maior polonaise de rua. “Sempre contemplei as cidades onde possuímos lojas com eventos impactantes”, comenta.

Delai acredita que sempre teve a capacidade de marcar culturalmente as localidades que estava presente. Tanto é que fez do sobrenome sua marca e também slogan: não esqueça de ir no Delai. “A frase foi eficaz durante todo esse tempo. Onde eu vou, não preciso falar muito. Sou lembrado pelo slogan porque sempre há alguém que brinca com o lema”, conclui, feliz e orgulhoso da jornada construída a partir da disposição para inovar e se arriscar. Um verdadeiro exemplo do potencial criativo e empreendedor do Vale do Taquari.

Assista ao vídeo exclusivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais