Aluno protagonista, interessado e criativo

Opinião

Filipe Faleiro

Filipe Faleiro

Jornalista

Aluno protagonista, interessado e criativo

O sistema de educação tem várias pontas soltas. Talvez nunca a sociedade tenha debatido tanto o ensino. Mas da boca para fora não adianta. O essencial é mais ação e menos “lero lero”. Para problemas complexos não existem soluções simples.

Nos processos educacionais, não é a tecnologia em sala, o acesso a computadores, internet, vídeos ou outros dispositivos digitais as ferramentas únicas e exclusivas para transformar a relação ensino/aprendizagem. E isso e mais. Muito mais.

As experiências com algum êxito associam momentos de troca de experiências, a união entre teoria e práticas, junto com liberdade para criar, descobrir e conhecer. Neste sentido, a 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) retomou a Mostra Científica.

São espaços que representam um valioso recurso educacional que transcende as paredes da sala e colocam o aluno como protagonista. Esses eventos têm um impacto profundo, oferecendo uma série de benefícios que vão desde estimular o desenvolvimento cognitivo até despertar a curiosidade inata dos estudantes.

 

 

Desentendimento proposital
ou mensagem nas entrelinhas?

Diz a máxima: “comunicação não é o que você fala, é o que o outro entente”. Em época de hiperinformação, ser claro, objetivo e conciso são ferramentas mais do que necessárias. Tudo o que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) não usou para falar do consórcio Sul-Sudeste (Cossud).
Para quem chegou de Marte agora, ele se tornou o imperador de uma ideia separatista. Talvez ele não tenha tido a intenção, e a internet tenha conseguido unir xenofóbicos em torno de uma ideia maluca (mais uma). Ou mesmo tenha deixado em meias palavras para “causar”. Não entro neste mérito.
Mas o episódio em defesa do Cossud se tornou um case de como um projeto de união entre estados pode ser mal interpretado caso as falas não sejam claras. Na essência, trata-se de um plano de aumentar a representatividade dos estados mais industrializados. Imitar o histórico dos estados nordestinos, que conseguem se unir em pautas sensíveis, enquanto São Paulo, Minas, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e o RS, cada um puxa para o seu “assado”.
Os mais ansiosos (por brincadeira ou oportunismo), criaram uma imagem da construção de um muro, separando o sudeste, centro-oeste e sul do Norte e Nordeste. Ela foi compartilhada mais de dez mil vezes no Twitter. Junto com isso, um festival de preconceito nos comentários do tamanho do Brasil.

Drops High Tech

O Twitter virou “X”. Elon Musk é o típico administrador que provoca problemas para ter o que administrar. O bilionário mudou a rede social e conseguiu despertar a ira entre os usuários. No UFC das bigh techs, escolhi o lado. Torço para o Mark Zuckerberg partir o carinha da SpaceX no meio.

Novo recurso do WhatsApp, lançado nessa terça-feira, permite compartilhar a tela durante uma chamada de vídeo. O recurso se assemelha aos serviços usados para reuniões e cursos online, como o FaceTime, Google Meet e Zoom. Os usuários poderão mostrar documentos, fotos e até fazer compras mostrando o carrinho dos itens desejados.

Acompanhe
nossas
redes sociais