Schneider e Carine buscam investidores em Brasília

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Schneider e Carine buscam investidores em Brasília

O governo de Estrela prepara uma comitiva para buscar recursos, contatos e prêmios em Brasília. Eu explico. Prefeito da cidade, Elmar Schneider (MDB) embarca hoje de madrugada para a capital federal na companhia da Secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), Carine Schwingel (União Brasil), e da Diretora de Meio Ambiente, Tanara Schmidt. Por lá, eles visitam parlamentares e membros do Palácio do Planalto, com destaque para o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, onde o gestor vai buscar mais informações sobre programas e incentivos para moradias populares.
Já a secretária da Sedis vai em busca de investidores para projetos ambientais. Além de uma visita ao Ministério do Meio Ambiente, Carine representa o município em um programa de aceleração de empresas ligadas ao setor ambiental, organizado pela WRI Brasil, um instituto de pesquisa que transforma grandes ideias em ações para promover a proteção da fauna e da flora, além de potencializar oportunidades econômicas e bem-estar humano por meio de estudos e aportes financeiros. E, entre as 10 propostas selecionadas para a fase final do programa Soluções Baseadas na Natureza (SBN) em Cidades, apenas uma é do Rio Grande do Sul. E é de Estrela.

De acordo com Carine, o projeto inscrito pelo município chama-se “Verde Urbano”, e visa “mitigar problemas de drenagem e ilhas de calor na área urbana” por meio de “jardins de chuva, canteiros pluviais, biovaletas e wetlands flutuantes” no Centro e no Parque Princesa do Vale. O custo inicial é de R$ 1,3 milhão. Segundo ela, entre as 10 propostas selecionadas, duas serão escolhidas para seguir dentro do projeto de aceleração da WRI. No entanto, todas as 10 pré-selecionadas serão apresentadas para investidores do Brasil e do exterior. Além disso, o governo de Estrela vai levar a ideia aos parlamentares ligados à causa ambiental, para também buscar apoio político à causa.

Um calçadão até a Escadaria do Taquari

A comunidade de Estrela será chamada para debater o melhor projeto de extensão do popular “Calçadão” da cidade. A proposta do governo municipal é interligar a calçada ampliada da Rua Fernando Abott com a antiga e restaurada Escadaria junto ao Rio Taquari. Para isso, a projeção é também ampliar o espaço dos pedestres ao longo de vias entre os dois pontos tradicionais da cidade, além de revigorar as ruas contempladas pela ousada ideia. Paralelo a isso, o Executivo ainda estuda a instalação de uma “rua coberta” na área central. E a preferência do gestor é pela beira do rio.

Guarda Municipal em debate

Secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli realiza uma série de conversas com representantes e membros de entidades lajeadenses. No dia 15, por exemplo, está agendada uma conversa com vereadores e prefeito. Ontem, e na companhia do Coordenador de Trânsito, Vinícius Renner, ele conversou com integrantes da CDL. Na segunda-feira, a dupla se encontra com membros da Alsepro, na sede da Acil. E em breve haverá reunião com os voluntários da Associação Ipê Amarelo. Outros grupos, como o Fórum das Entidades e o Sindilojas, também precisam participar do importante debate.

Tiro curto

– Secretário Nacional de Habitação, Haílton Madureira estará em Estrela no dia 28 de setembro. O convite partiu do prefeito estrelense, Elmar Schneider (MDB), que também é presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). Durante a visita, ele vai falar com líderes locais e regionais sobre as novas possibilidades de habitação popular.
– Também em Estrela, o governo municipal projeta para o dia 16 de março de 2024 a inauguração da nova ponte de concreto sobre o Arroio Boa Vista, na ligação entre as localidades de Boa União e São José.
– A Comissão Organizadora da Estrela Multifeira quer reeditar a tradicional Avenida dos Municípios, já realizada em outras grandes feiras regionais, como por exemplo, a Expovale, em Lajeado. O objetivo é disponibilizar espaços para as demais cidades do Vale do Taquari divulgarem os seus potenciais e atrativos para turistas e, claro, novos empreendedores.
– Em Teutônia, o PSDB local programa um grande encontro para o dia 20 de agosto. A convenção municipal deve contar com a participação de líderes locais, regionais e nacionais. Entre eles, o deputado federal, Lucas Redecker, o Chefe da Casa Civil do Estado, Artur Lemos, e o Chefe de Gabinete da Casa Civil e ex-prefeito da cidade, Jonatan Brönstrup.
– O projeto para alterar as regras das diárias em Encantado ainda não foi à votação. É, nunca é fácil mudar uma cultura ou adquirir novos hábitos na política
– A direção do Codevat projeta reunião para a próxima semana. Eles aguardam a conclusão da revisão do Planejamento Estratégico de Desenvolvimento (PED), a retomada do debate sobre a concessão da ERS130/129, também os pagamentos atrasados da Consulta Popular. Aliás, e isso não é exclusividade do nosso conselho, a maioria dos Coredes tem poucas expectativas com relação ao futuro do modelo de participação popular no orçamento estadual.

PL Mulher ganha forma em Lajeado

Na semana passada, o PL de Lajeado realizou encontro com correligionários para apresentar as diretrizes do partido e os próximos passos rumo ao pleito de 2024. Foi a primeira assembleia na cidade. E, entre os movimentos da sigla, destaque à projeção do núcleo PL Mulher. Hoje já são 117 mulheres filiadas e o objetivo é angariar ainda mais apoio feminino. E, entre o público geral, são em média 40 novos filiados a cada semana.

Acompanhe
nossas
redes sociais