Relacionamento assertivo com clientes, funcionários, fornecedores e comunidade. Para os irmãos Carlos Augusto e Carolina Morelli, as palavras do pai marcam o modo de atuar na empresa e de gerir a comunicação com as pessoas.
Sócios da Redemac Morelli de Estrela foram os convidados dessa segunda-feira, 7, de “O Meu Negócio”, programa multiplataforma do Grupo A Hora. Naturais de Porto Alegre e hoje moradores de Estrela, ambos têm grande paixão pela cidade e pelo negócio construído pelo pai, que ainda atua na empresa.
Ambos comentam que Isaldo sempre foi muito comunicativo. “Ele sempre teve as questões de relacionamento como essencial. Para ele, é o cliente que move o negócio. Não importa a dificuldade, nem o desafio, tem que ter a habilidade de se adequar a demanda. A base da Morelli foi construída nisso”, comenta Carolina.
ENTREVISTA: Caroline Morelli e Carlos Augusto Morelli • Sócios da Redemac Morelli
Rogério Wink: O que é a Redemac?
Caroline Morelli: A Redemac faz parte de um projeto do governo estadual para o desenvolvimento de redes associativistas. A iniciativa começou em 2000 e, em 2002, a Morelli entrou para a rede. O grande diferencial de fazer parte desse sistema é que a Redemac entende a importância de valorizar a marca. A associação sempre apostou na identificação de fachada, uniforme padrão para todas as lojas, além do investimento em campanhas publicitárias que atendem todas as lojas associadas.
Wink: Por que ela se tornou tão conhecida?
Caroline: A associação sempre buscou referências. Então, o melhor lojista da cidade, marcas reconhecidas, lojas e fornecedores que são referência no mercado, além do grupo de associados dedicado ao negócio fazem parte da Redemac. Outro ponto é que a rede permite a troca de informações constante entre os colegas de todas as localidades. Conseguimos sempre trocar informações fidedignas e conversar com aqueles que melhor entendem a situação.
Wink: Qual o diferencial de estar numa rede?
Carlos Augusto Morelli: Diferente de uma franquia, não existe um padrão que vem de cima para baixo que temos que seguir, nós temos muito mais autonomia. Conseguimos colocar muito da nossa filosofia como família Morelli. É isso que dá cara ao negócio e que fortalece, cada vez mais, nossa presença no mercado.
Wink: Como é o mercado e o cliente hoje?
Caroline: Acima de tudo, sabemos quanto o serviço e atendimento fazem diferença. O vendedor precisa passar confiança. Na hora de apresentar o produto ou resolver um problema ele precisa ter a habilidade de manejar a situação. Além do atendimento, condições de compra, financiamento e crediário, garantia de entrega e qualidade dos produtos também passam pela análise dos clientes. Ultimamente as pessoas têm optado em não pagar o menor preço, mas ter a segurança de que o material vai chegar no prazo combinado e com qualidade.
Wink: Nas novas construções, quem busca vocês?
Morelli: O consumidor final é quem geralmente vem até nós. Trabalhamos também com pedreiros que já conhecem a casa e que levam seus clientes até lá. Hoje, nossa dificuldade ainda é atender construtoras porque elas vão direto nas indústrias. Mas, no nosso caso, o varejo funciona muito bem e, por isso, investimos no ramo.
Wink: Onde vocês buscam novidades?
Morelli: Feiras e eventos são a nossa principal fonte, mas todo lugar tem sempre como tirar algo de interessante. A Redemac proporciona esse espaço de conhecimento, seja juntando grupos para participar de feiras fora do estado ou para montar espaço para receber fornecedores e associados. Sempre nos sentimos bem representados e preparados para essas experiências e trocas.
Wink: O que é o jeito Morelli?
Morelli: Entre nós três todos temos jeitos bem diferentes. Mas tem uma coisa que batemos na mesma tecla: o relacionamento com os clientes, fornecedores e entre nós.
Carolina: Esse relacionamento é o que nos ajuda a ser reconhecidos na região. Nós sabemos da importância de criar esse elo com nossos clientes e com a comunidade. Além de auxiliarmos causas de bem comum, sabemos que essas pessoas podem ser nossos futuros clientes.