Toda estrutura para funcionar precisa de um pilar. Uma espinha dorsal. No caso da internet, é o backbone, a principal coluna de sustentação de rede de comunicação baseada em fibra óptica. A FB Net, provedora de internet criada em Venâncio Aires e hoje uma das referências no setor em todo o Vale do Taquari, usa esse recurso desde a tecnologia em rádio.
Segundo Junior Bohn, diretor da FB Net, o backbone de fibra óptica é uma infraestrutura essencial para possibilitar a conectividade moderna em larga escala, suportando a transmissão de grandes volumes de dados em velocidades rápidas e de forma segura. “Por exemplo, temos duas cidades, A e B, separadas por dezenas de quilômetros. Ambas as cidades têm uma infraestrutura local de rede que fornece acesso à internet e nós queremos conectá-las. Nesse momento entra o backbone, conectando as duas cidades com alta capacidade de dados”, explica.
A FB Net conta com um backbone estruturado sendo uma das principais rotas a que liga Venâncio Aires-Lajeado e Lajeado-Bom Retiro do Sul-Venâncio, o que forma um anel óptico protegido. “Buscamos caminhos que tornem toda nossa conexão segura. Caso uma rota falhe, a empresa tem a outra”, avalia Bohn.
Usado para conectar todas as cidades atendidas, a FB Net investe para que sempre conte com um backbone de alta capacidade e em anel óptico, o que garante a qualidade dos serviços fornecidos. “Recentemente fizemos troca de alguns equipamentos e em breve subiremos nosso backbone para 100 Gigas de capacidade, interligando nossos datacenters de Lajeado e Venâncio Aires”, analisa.
Alta velocidade
O backbone conecta quase todas as cidades do Brasil, cidade após cidade, permitindo que a internet chegue a todos os lugares. Cidades maiores, é claro, possuem muito mais conexões, como Porto Alegre ou São Paulo. Contudo, a FB Net historicamente investe e trabalha para garantir a todos seus assinantes o melhor em tecnologia e velocidade.
“O backbone é necessário pois o tráfego de todos os clientes é concentrado em redes de alta capacidade, dando assim a fluidez necessária para o tráfego. Nosso objetivo é qualificar nossas ferramentas para entregarmos algo inédito para nós e para os nossos clientes”, conclui Bohn.
Conheça os backbones da FB Net
- Um backbone liga Venâncio Aires-Lajeado e Lajeado-Bom Retiro do Sul–Venâncio Aires, o que forma um backbone em anel óptico e protegido;
- Um liga Bom Retiro do Sul–Teutônia-Lajeado, formando outro anel
- Outro sai de Venâncio Aires–Santa Cruz do Sul, voltando a Venâncio por outra rota e construindo outro anel óptico.
A jornada do backbone na FB Net
O primeiro backbone da FB Net foi ainda na tecnologia de rádio. A partir da necessidade de mais capacidade, a empresa migrou para a fibra, com 1 Giga inicialmente. Depois, foram 10 Giga e, posteriormente, 40 Giga. Agora, a provedora se prepara para subir para 100 Giga.
Sobre a FB Net
WhatsApp: (51) 2183-0000
Instagram: @fbnet_
Facebook: @vafbnet
Site: fbnet.com.br