Concessões de parques

Opinião

Carlos Martini

Carlos Martini

Colunista

Concessões de parques

Aos poucos vão se consolidando as concessões de extensas áreas de parques nacionais e estaduais à iniciativa privada.

Tipo o dos Aparados da Serra, o da Serra Geral, o de Iguaçú e do Turvo. Bem como o Marinha do Brasil, o Harmonia e o Jardim Botânico na capital do estado. Com o tempo e de mansinho imagino que também ocorram por aqui. Apesar dos tradicionais eixos ideológicos ¨tranca-ruas¨, que nunca levaram a lugar nenhum e só impediram a abertura de novos caminhos.

Radares de solo

A exemplo dos satélites e estações meteorológicas, os radares de solo que fazem o monitoramento das condições climáticas, principalmente em baixa altitude, são equipamentos fundamentais para a obtenção de informações precisas sobre as condições atmosféricas.
O território gaúcho tem cobertura completa de radares meteorológicos de solo, localizados em Urubici, Santiago e Canguçú.
Nos vales do Taquari e Rio Pardo a cobertura é feita pelo radar instalado em Canguçú.

Levanta banco

Diz o folclore que lá num belo dia um certo repórter perguntou ao competente engenheiro/cientista Werner Von Braun, qual na opinião dele foi a melhor invenção alemã. E a resposta veio rápida:
– O chopps!
O repórter então aprimorou a pergunta:
– Eu quero dizer a melhor invenção tecnológica…
A resposta veio na hora:
– Ah, bom…aí é a bomba do barril de chopps! Preservem suas raízes, tradições, valores e princípios. Na contabilidade da vida, isso vale muito.
E segue o baile: um barril de chope, é muito pouco prá nós!
(Aprecie com moderação…)

Faltou um complemento

Em toda a coluna de opinião sempre falta um monte de complementos, até porque o tempo e o espaço são meio curtos, tipo ¨coice de porco¨, como diz o meu Cumpádi Belarmino,
Mas por enquanto vai essa: semana passada risquei um palito de fósforo em matéria de mobilidade urbana.
Foi só pra lembrar que além das ¨vans¨ de transporte escolar e de ônibus exclusivos de trabalhadores em indústrias, também já existiram por aqui ¨vans executivas¨ com rotas e horários pré-estabelecidos, de acordo com a livre iniciativa e tanto na ¨ida¨ quanto na ¨frida¨.
Foram ¨desregurarlamentadas¨?

AMBULANTES QUE
NÃO AMBULAM…
Parece que estão se proliferando por aqui e por alí, ocupando espaços nobres nas esquinas e aparentemente vivendo ¨de bicos¨.
Trabalho e emprego regulares não faltam, inclusive gerando muito boas perspectivas de evoluir profissionalmente.
Falta o que? Talvez a vontade de suar um pouco a camiseta?

DIVISÕES TERRITORIAIS
No Brasil é um negócio meio complicado. Imaginem um distrito com 170 mil habitantes, caso de Icoaraci, no município paraense de Altamira. Ou o distrito de Castelo dos Sonhos, a quase mil quilômetros de distância da mesma Altamira. Ou a própria Altamira, com 160 mil quilômetros quadrados de extensão.
Comparem isso com o Vale do Taquari, que engloba quase 40 municípios, área de 4.800 quilômetros quadrados, e uma distância que de uma ponta a outra dá uns cem quilômetros.

SAIDEIRA
Pela lei não deviam existir Nôno com o gerente do banco:
– Tô no vermelho, quero um empréstimo, de cinco mil!
– Vamos ver…qual o prazo que o senhor pretende nos devolver esse valor?
– Se me emprestarem 10 mil devolvo agora mesmo!

 

Acompanhe
nossas
redes sociais