Os congestionamentos e acidentes gerados no trecho urbano da ERS-130 entre Arroio do Meio e Lajeado, além dos gargalos em acessos dos bairros e áreas industriais foram os temas discutidos na última sessão da câmara de vereadores.
Entre os principais problemas apontados estão o acesso na Barra da Forqueta, em Dona Rita, na ERS-482 que dá acesso às empresas Girando Sol e Calçados Bottero e também em Palmas no acesso principal do distrito e na área industrial da Dália Alimentos. “É hora de unir forças e reivindicar essas obras no plano de concessão. São dois anos de debate e pouca coisa avançou”, argumenta o vereador do MDB, Rodrigo Kreutz (MDB).
A reivindicação dele é que seja antecipada a construção de uma nova travessia na ERS-130, sobre o rio Forqueta e a duplicação do trecho entre as duas cidades, Lajeado e Arroio do Meio. Ao longo do trajeto, a sugestão de Kreutz é que sejam construídos três elevados ou passagens subterrâneas.
Líder de governo na Câmara, Vanderlei Majolo (Progressistas), reforça que é importante a casa legislativa se envolver no processo. “É nosso dever. Se não nos mobilizarmos com força, o governo não vai atender nossa demanda e não colocará a rodovia na pauta”.
Melhorias no trânsito interno
Para o vereador suplente, Pedro da Silva (MDB) , o Pedrinho, é necessário brigar pela duplicação. “Hoje temos um projeto encaminhado para construção de uma nova ponte na estrada velha, mas não resolve os problemas. Em ambos os lados temos ruas estreitas e o trânsito muito lento”, diz.
Nas próximas semanas o governo deve licitar a obra para construção da nova ponte na Rua São José, dos Wünsch. Na visão de Pedrinho, a obra garante mais mobilidade no acesso da cidade e saída, pois motoristas não precisam passar pelo trevo. Outra obra citada, foi a abertura e prolongamento da rua da Liberdade que permite uma nova ligação entre o Bairro Bela Vista com o Rui Barbosa.
Doação de equipamentos e nomeação de ruas
Seis projetos na ordem do dia foram aprovados por unanimidade. O Legislativo autorizou a cedência de um distribuidor de esterco líquido para Associação dos Produtores de Forqueta, o recebimento em doação de uma área de terras na rua Alagoas e a abertura de crédito de R$ 2,2 milhões.
Na sessão foram aprovados o custeio de despesas, em até R$ 3 mil do 1º Torneio Pérola do Vale de Voleibol de Base e dois projetos para a nomeação da Travessa dos Astronautas no Bairro Bela Vista e a Travessa Clipal.