O projeto de recuo viário da rua Paulo Emílio Thiesen, no bairro Olarias, terá alterações. A mudança foi aprovada em Audiência Pública nesta quarta-feira, 2. Evento contou com a participação de cerca de 80 pessoas no Salão de Eventos da Prefeitura.
O Plano Diretor de Lajeado prevê um alargamento da via em mais 12 metros, totalizando 24 metros. O desenho original do projeto previa todo o recuo para terrenos de somente um lado da rua, isentando os terrenos do lado contrário. A mudança aprovada na Audiência Pública é de que ambos os lados da rua tenham recuo de metade da metragem, sendo seis metros para cada. Foram nove votos contrários a esta alteração.
“A questão de ampliar a rua é indiscutível, já está inclusive aprovada. Isso precisará ser feito em função do crescimento da cidade e da circulação de veículos nestas áreas. O que discutimos com a comunidade nesta reunião foi para onde será feito o alargamento”, explica a secretária de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), Cátia Berteli.
Com a alteração aprovada, a Seplan também fará um novo estudo para verificar a possibilidade de diminuir a metragem do recuo viário. O estudo que estipulou a largura total de 24 metros foi feito antes das obras de duplicação da BR-386 no local.
“Com a ampliação da estrutura da rodovia, talvez não seja mais necessário seis metros de recuo para cada um dos lados. Vamos encaminhar um novo estudo para ver a possibilidade de reduzir esta metragem”, diz a secretária.
Não há previsão para a rua ser de fato alargada. O tema gera polêmica e reclamações da comunidade, principalmente de moradores e proprietários de terrenos às marges da rua Paulo Emílio Thiesen, principal via de acesso ao bairro Olarias para quem transita pela BR-386. Entre as preocupações, estão temas como cumprimento das indenizações e segurança, pois com o recuo a rua passará bem em frente a porta de algumas residências.
Outros expedientes aprovados
Durante a audiência pública foram apresentados outros seis expedientes para a comunidade. Os processos administrativos tratam de alterações no sistema viário, zoneamento de uso do solo urbano, regime urbanístico e classificação das atividades e parcelamento do solo. Todos os processos tratados em audiência já haviam passado por aprovação prévia do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU).