Em um ambiente de 9 mil metros quadrados de área, 165 expositores (60% deles locais), dispostos em 235 espaços comerciais, a vigésima edição da Mostra Guaporé – Expocultural tem início nesta sexta-feira, 4, e segue nos dias 5, 6, 11, 12 e 13 de agosto. A maior feira de joias folheadas e lingeries teve sua estrutura erguida nas dependências do Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro. O maior evento do município contou com 35 mil pessoas no ano passado.
O presidente da feira, Romeu Luis Bressan, ressalta que durante sua realização todo o comércio se mantém aberto para atender ao público. “A cidade se transforma, é um movimento muito grande onde todos ganham”, diz. A principal estratégia em 2023 foi a ampliação da área de divulgação do evento, para abranger toda a região dos vales do Taquari e Rio Pardo. Atualmente, a maioria dos visitantes são oriundos da serra gaúcha. A intenção é também trazer pessoas que estão na região em virtude do turismo religioso.
A Mostra Guaporé reunirá expositores de lingerie, joias folheadas, confecções, agricultura familiar, móveis, veículos, artesanato, instituições de ensino e financeiras, cooperativas de crédito, entre outros segmentos da economia do município e da região. “Temos uma expectativa grande para essa edição, esperamos manter o número de 35 mil pessoas registrado em 2022”, reforça Bressan. O valor do estacionamento e ingresso, que deve ser adquirido na hora, é de R$ 15. Para grupos e excursões o custo é de R$ 7.
Expectativa
Segundo o secretário de Turismo, Cultura e Esporte do município, Odacir Toldi, todos já estão preparados para receber os milhares de visitantes. “A expectativa é grande também pela circulação de pessoas na cidade. Seja na área de semijoias, lingerie e agroindústria familiar, a procura deve ser ainda maior do que ano passado. O comércio será fomentado com as diversas oportunidades de negócios. É um grande momento para Guaporé, e logo mais há o Trem dos Vales, que deve complementar ainda mais esse momento”, comenta.
A expositora e proprietária da loja de confecções Sereia Tropical, Elizete Zandavalli Tremarin, está muito otimista com a perspectiva de mais um grande público. “É uma expectativa muito positiva. Houve um trabalho incansável da equipe organizadora em divulgar a feira por vários meios de comunicação e até mesmo trabalho em campo com a distribuição de panfletos em eventos da região. Esperamos um público recorde e estamos preparados para receber e encantar os visitantes com todas as novidades”, enfatiza.
O empresário da Secretum Joias, Sérgio Falabretti, também partilha da opinião de Elizete. “Não podia ser melhor. Ano passado as vendas foram excelentes e com a previsão de tempo bom para o fim de semana, esperamos que tudo isso contribua para que muitas pessoas compareçam. Temos muita mercadoria, com vários lançamentos e preços especiais. Esperamos mais um grande sucesso”, ressalta.