Há 20 anos – Perigo na ERS-413

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos – Perigo na ERS-413

A ERS-413 continuava preocupando a comunidade do bairro Moinhos D’Água, em Lajeado. A Escola de Ensino Fundamental São João ficava às margens da rodovia e atendia cerca de 330 alunos. O motivo da preocupação era a falta de acostamento na ERS, que se tornava perigosa para os estudantes que constantemente caminhavam para a escola. Na época, a Emef encaminhava um abaixo-assinado para o Daer solicitando redutores de velocidade nas proximidades.

Enquanto isso…

Início dos Jogos Pan-Americanas – A competição acontecia na República Dominicana e o Brasil levava a maior delegação da sua história, com quase 500 atletas. Até então, o Comitê Olímpico Brasileiro nunca tinha destinado tantos recursos para os atletas, foram mais de R$ 15 milhões. Na época, o investimento do Brasil era comparável aos Estados Unidos e ao Canadá.

Há 50 anos – Limpeza em Estrela

Acervo Nova Geração

O Jornal Nova Geração contava que a limpeza pública de Estrela era responsabilidade de três mulheres. Uma delas era Maria Romilda Brandão, de 39 anos. Outra era Doraci da Silva, de 22 anos. E Noêmia Barbosa, de 25 anos. As três eram casadas e tinham filhos, mas encontravam no serviço uma renda extra para a família.

Cidadão Estrelense para o governador

Reprodução

A câmara de vereadores pretendia conceder o título de Cidadão Estrelense para o governador do Rio Grande do Sul, Euclides Triches. A justificativa, na época, eram as inúmeras obras que eram feitas durante o mandato do político em Estrela.

Entre elas, o Porto de Estrela, a Rota do Sol, o novo posto de saúde, o recente trevo de acesso a Estrela pela BR-386. Além da nova sede da Delegacia de Educação (3ª CRE hoje), o prédio da CRT (telefonia), ampliação da rede de água pela Corsan e o Centro de Artes, Ciências e Tecnologia (Cact).

 

Enquanto isso…

Luta pela independência na África – Há 50 anos, a ONU prestava assistência aos movimentos de independência dos países africanos, que até então eram considerados colônias portuguesas. Na época, o Brasil se manteve neutro. Portugal, por outro lado, não reconhecia os movimentos, mesmo assim, em setembro de 1973, a primeira colônia, Guiné-Bissau, declarou sua independência, seguida por Moçambique e Angola em 1975.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais