Cicloturismo evidencia o charme da Capital do Chimarrão

Opinião

Fábio Kuhn

Fábio Kuhn

Idealizador do 365 Vezes no Vale

Coluna sobre Turismo

Cicloturismo evidencia o charme da Capital do Chimarrão

Me encantei pelos vários cantinhos escondidos que encontramos ao acompanhar o bike tour por Venâncio Aires, a reconhecida Capital do Chimarrão. Isso que passeamos por apenas 27 quilômetros dessa cidade de extensão territorial vasta.

São quase 800 mil km² que vão desde o rio Taquari até regiões serranas. A título de comparação, Venâncio é oito vezes maior em extensão que Lajeado (91 mil km²).

No roteiro do domingo, os cerca de 60 ciclistas conheceram a região dos ervais e área central. O percurso iniciou em frente a Igreja São Martinho e casa paroquial construída no estilo enxaimel, em Vila Palanque.
O tour de bicicleta passou por seis pontos turísticos de Venâncio Aires. Alguns fazem parte da Rota da Erva-Mate, caminho que valoriza a produção econômica, arquitetura, gastronomia local e as belezas naturais.

A inciativa foi do Bike Tour POA em parceria com os empreendedores locais e com apoio do governo de Venâncio Aires. No QR Code, tem um vídeo completo sobre essa experiência pela charmosa Capital Nacional do Chimarrão.

Escola do Chimarrão

A primeira parada foi na Escola do Chimarrão da Linha Tavares. Os turistas participaram de uma imersão pelo mundo do mate, aprendendo a fazer vários tipos diferentes sem entupir a cuia. O destino ofereceu ainda degustação de chá, licor e bolos feitos com a erva-mate. Rolou até competição para ver quem terminava primeiro chimarrão.

Jardim Secreto
das Suculentas

No Jardim Secreto das Suculentas, na Linha 17 de Junho, os ciclistas foram recepcionados com um café na roça cheio de delícias degustadas ao ar livre. A propriedade cercada por dois riachos tem plantas por toda parte. Destaque para uma pequena queda d’água formada por uma barragem construída há 80 anos. O ponto turístico também tem espaço com venda de suculentas e cactus.

Igreja Matriz São Sebastião Mártir

A foto oficial do passeio foi feita na imponente Igreja Matriz São Sebastião Mártir, o verdadeiro cartão-postal de Venâncio Aires. É a segunda maior no estilo neogótico. Se destaca por ter espaços de convivência ao redor e praticamente se fundir com a Praça Thomas Pereira.

Museu de
Venâncio Aires

Próximo dali, o grupo conheceu o Museu de Venâncio Aires. A arquitetura do Edifício Storck já chamou atenção. Dentro, os ciclistas puderam conhecer mais da história do município e ver itens curiosos como uma bicicleta feita totalmente de madeira.

Casa Laura e Orquidário Cruz

A parada final foi na Casa Laura, empreendimento localizado às margens da RSC 287. Destaque para a boa culinária, ambientes sofisticados e um charmoso garden. Ao lado, os ciclistas também visitaram as estufas do Orquidário Cruz.

Acompanhe
nossas
redes sociais