A força empreendedora é imponente quando expressa em um indivíduo, mas é irresistível quando aplicada em grupo. Ainda mais se for em família. Esse é o segredo por trás da Metalúrgica Hassmann, fundada em 1956, em Imigrante, pelo casal Karl e Elka Hassmann. Afinal, juntos eles construíram um dos negócios mais importantes do Brasil no setor da indústria de metais.
Karl Hassmann veio da Áustria para projetar a vida no Brasil e conheceu a professora Elka. Decidiram abrir uma oficina em Arroio da Seca, na cidade de Imigrante. O casal começou fabricando carrinhos de mão e realizava conserto de máquinas para colonos. Enquanto Karl colocava a mão na produção, Elka atuava na administração, efetuando os serviços burocráticos. Com o tempo, o casal passou a produzir janelas e aberturas para os colégios maristas, que abriam escolas no Rio Grande do Sul.
O atual diretor-presidente Carlos Hassmann explica que os pais chegaram a empregar 70 pessoas na produção de aberturas e janelas. Em 1960, a empresa iniciou sua primeira produção de parafusos, com porcas torneadas de aço sextavado. No ano de 1963, a empresa iniciou o fornecimento de peças para grandes indústrias nacionais, como a Randon. “A indústria de automóveis se expandia e o Brasil não tinha estrutura. Muitas máquinas foram construídas por meu pai”, salienta Carlos.
A fábrica recebeu um grande investimento em 1969, com importação de um conjunto de máquinas da Alemanha. Em 1971, a empresa passou a adotar o nome Metalúrgica Hassmann S.A, expressando crescimento e atuação ampliada. Em 1989, os filhos Peter e Carlos, abraçaram a condução da empresa.
O fator de crescimento da Hassmann considera a gestão familiar eficaz, tomada de decisões com velocidade e a habilidade de estarem atentos às necessidades dos clientes. “Nós não somos inventores de parafusos, contudo, fabricamos parafusos conforme normas aceitas mundialmente. Respeitamos todas as normas internacionais”, destaca Carlos.
Em 2019, a empresa inaugurou a primeira filial em Tampa, nos Estados Unidos, para atender clientes norte-americanos. Hoje, a fábrica vende para grandes empresas como Volvo, Volkswagen na Alemanha, Mercedes Benz, Fiat, Massey Ferguson. Em 2022, a Hassmann atingiu um faturamento robusto de R$ 620 milhões.
Hoje, são 250 clientes e 500 milhões de peças todo o ano. E a matriarca Elka, aos 95 anos, ainda caminha pela empresa. “Ela é nossa conselheira. Apesar da internacionalização, mantemos a essência familiar”, conclui Carlos, orgulhoso da jornada construída pela força empreendedora tão característica do Vale e parte da família Hassmann.
Assista ao vídeo exclusivo:
Ver essa foto no Instagram