Menos preferência à Rua Júlio de Castilhos

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Menos preferência à Rua Júlio de Castilhos

Os lajeadenses viveram dias de maior tranquilidade no trânsito durante as duas últimas semanas. É assim todos os anos. As férias escolares de julho transformam – e tranquilizam – o cenário da mobilidade urbana, especialmente defronte as escolas. E a solução é complexa. Bastante complexa. A maioria dos problemas ocorre em escolas instaladas nas áreas centrais já consolidadas. É o caso do Ceat, por exemplo, e também do Madre Bárbara, instalados há décadas em seus respectivos pontos. Sobre o segundo colégio, a edição de hoje traz detalhes do projeto de ampliação do renomado educandário particular. É uma proposta ousada, e necessária diante do constante aumento de alunos. Paralelo a isso, o poder público estuda formas de mitigar os impactos no fluxo de veículos nas proximidades. Entre as propostas, destaque para a possibilidade de tornar a Rua Júlio May
uma via preferencial ante a Rua Júlio de Castilhos, para tentar dar maior fluidez ao trânsito nos momentos de pico. E os lajeadenses já sabem da complexidade de mexer nas preferenciais…

Mais movimento

Ainda sobre o tráfego de veículos nas proximidades do Madre Bárbara, é preciso ressaltar alguns movimentos recentes do poder público municipal. A incorporação do prédio da Acvat, localizado em frente ao colégio, na Av. Benjamin Constant, tende a aumentar ainda mais o número de contribuintes e veículos naquele ponto da cidade. Da mesma forma, a construção da nova sede do INSS (foto), na antiga Praça Mário Lampert, na Rua Júlio May, é outra situação a ser analisada pelo Departamento de Trânsito do governo de Marcelo Caumo(PP). E é bom pensar nisso agora.

Mirantes e turismo

No fim de semana, aproveitei o domingo de sol para conhecer mais um ponto turístico do Vale do Taquari: o Mirante Bixo do Mato. Foi uma grata surpresa em termos de contemplação da natureza. O deck de madeira com vista para uma das tantas curvas do nosso sinuoso Rio Taquari impressiona pela beleza. E também chama a atenção pelo modelo daquele negócio. A área rural em si não pertence aos empreendedores. Ou seja, o proprietário percebeu o potencial e buscou terceiros.

Nos fundos da paróquia

O terreno localizado nos fundos da paróquia Santo Inácio de Loyola de Lajeado ficou muitos anos na escuridão, assim como boa parte daquela área entre as ruas Bento Rosa e Osvaldo Aranha. Com o projeto do Parque Ney Arruda, especialmente, e a abertura de novas vias municipais para interligar o centro, a BR-386 e a orla do Rio Taquari, a valorização daqueles imóveis foi natural. E a área pertencente à Igreja Matriz passou a ser vista com outros olhos pela própria comunidade religiosa. Entre os projetos em análise, destaque para um amplo estacionamento com espaços para contemplação. A proposta ainda é incipiente. Mas deve ser divulgada ao público em breve.

Governo ou “corretor de imóveis”?

Um dos principais nomes da base do governo no plenário da câmara de Lajeado, o vereador Lorival Silveira (PP) tem se destacado pelos movimentos de oposição ao poder Executivo. Desde o início da atual legislatura, o Progressista não poupou críticas à administração do prefeito Marcelo Caumo (PP). Nessa segunda-feira, por exemplo, durante a reunião das comissões do Legislativo, ele questionou as recentes permutas de terrenos públicos. Segundo o parlamentar, o governo estaria virando um “corretor de imóveis”. De fato, são muitos os projetos de lei sobre o tema. Podemos citar a aquisição da área do Parque Ney Arruda, por exemplo, cujo terreno foi trocado pelo imóvel da antiga Uambla, na Rua Bento Gonçalves. E também a incorporação do valioso prédio do Daer, onde a contrapartida é a obra de ampliação da ERS-130. Para Silveira, falta um tanto de transparência em algumas negociações. E isso sempre é uma queixa necessária.

Tiro Curto

– Vice-presidente da República, o ex-tucano Geraldo Alckmin visita pela primeira vez o Rio Grande do Sul na condição política atual. Ele desembarca na sexta-feira. Em Passo Fundo, participa do anúncio da construção da primeira Usina de Etanol em grande escala no RS. Em Porto Alegre, ele palestra na Fiergs com o tema “O Brasil na rota do desenvolvimento econômico e social”.

– O plenário da Assembleia Legislativa deve apreciar hoje o projeto de lei que altera o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg). A proposta do deputado Delegado Zucco (PL) busca incluir as guardas municipais civis no programa, o que garantiria mais recursos oriundos do pagamento do ICMS aos municípios.

– Sobre o projeto acima, vale lembrar que Lajeado está na iminência de aprovar a criação da Guarda Municipal Civil Armada. Aliás, está previsto um debate entre vereadores, prefeito e demais agentes envolvidos na construção desta proposta.

– Deputado Estadual, Pepe Vargas (PT) participou de uma plenária sobre a “crise das cooperativas da cadeia da proteína animal”, na câmara de vereadores de Westfália. O evento ocorreu na sexta-feira.

– Hoje ocorre a Câmara Técnica do Prodel Educação Empreendedora, em Encantado. Na mesma programação, agendada para iniciar às 18h0min, no Centro Administrativo Adroaldo Conzatti, também será realizada a reunião mensal do Conselho Prodel.

– Nos dois primeiros dias de setembro, a cidade de Encantado vai sediar o 1º Encontro de Motorhome. São esperados mais de 100 veículos de todo o Brasil. Eles fi cam no Parque João Batista Marchese.

– Vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes cancelou a visita a Estrela, programada para ocorrer nesta quinta-feira. Ele também participaria da assembleia do PL de Lajeado. Uma nova data deve ser agendada em breve. Aliás, Gomes deve participar do Seminário Olavo de Carvalho, promovido pelo Instituto Liberal dos Vales (ILV), no dia 11 de novembro, em Encantado.

– O Republicanos de Lajeado pretende realizar um grande ato para apresentar e ouvir propostas, além de angariar novos correligionários. O evento ocorre em outubro, e deve contar com a presença de parlamentares e outros nomes ligados ao espectro político da sigla.

– Será no dia 17 de agosto a sessão pública da licitação para contratar a empresa para execução de quatro rótulas na Av. Benjamin Constant, nos bairros Florestal e Montanha.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais