Trajetória da Rhodoss mostra como o Vale é empreendedor e acolhedor

Vale Empreendedor

Trajetória da Rhodoss mostra como o Vale é empreendedor e acolhedor

A jornada da empresa, fundada em 2007, se mistura à história de Nilto Scapin, natural de Bento Gonçalves e que encontrou no Vale o lugar para empreender

Trajetória da Rhodoss mostra como o Vale é empreendedor e acolhedor
De caminhoneiro a diretor da Rhodoss, Scapin empreende no Vale há 39 anos. (Foto: Andréia Rabaiolli)

Empreender é dar largada para um sonho. E para isso, é preciso estar no lugar certo. Pode-se dizer que foi o que aconteceu com Nilto Scapin, quando chegou a Estrela há 39 anos. Sua veia empreendedora gerou diversos negócios, entre eles a Rhodoss Implementos Rodoviários, que se tornou um nome respeitado no mercado, sobretudo por fabricar semirreboques personalizados às necessidades das transportadoras.

Scapin nasceu em Bento Gonçalves e desde a infância deu vazão ao tino empreendedor. A mãe costurava, o pai era motorista de caminhão e nas horas vagas ele era engraxate, garçom e caminhoneiro.

Ainda em Bento Gonçalves, aprendeu que o trabalho é a estrada que pavimenta o sucesso. Mais tarde, recebeu uma proposta para atuar em Estrela e aceitou. Deixou a vida de caminhoneiro, abriu pelo menos oito empresas de grande porte na região e em 2007 fundou a Rhodoss, uma marca especializada na fabricação de tanques para acoplar aos caminhões para diversos fins.

A empresa está localizada na antiga fábrica da Polar, em uma área de 16 mil metros quadrados. Os silos e semirreboques da Rhodoss transitam de Norte a Sul do país levando de cimento a asfalto líquido, de farinha de pão a combustível. “Nossos tanques são customizados, a gente os cria de acordo com a necessidade do cliente”, salienta Scapin.

A Rhodoss cresce diante da visão fora da curva do empresário, que antecipa tendências no mercado do transporte terrestre. O avô foi carroceiro, o pai caminhoneiro e ele herdou o interesse por viajar, transportar e empreender. Construiu a empresa visando preencher três requisitos importantes para as transportadoras: pontualidade, qualidade e agilidade. Entregar no prazo é entender a preocupação do cliente que sabe: caminhão parado não recebe frente. “A Rhodoss se destaca entre as melhores do Brasil na questão qualitativa do produto. Por isso, hoje atende o mercado nacional e o Mercosul”, salienta Scapin.

Para captar clientes no exterior, a Rhodoss investe em avanços tecnológicos a fim de garantir a credibilidade de seus produtos, mantendo um padrão de excelência reconhecido no mercado latino. Enquanto corrobora seu crescimento constante, não perde de vista a importância de cuidar de sua equipe: são 110 funcionários treinados para serem ágeis e pontuais nas entregas.

Hoje, a empresa conta com uma fatia de 3,5% no mercado nacional de tanques e silos e é respeitada pelas transportadoras. “Pensamos em evoluir com constância e pés no chão”, conclui Scapin, mais um exemplo de como o Vale não é apenas empreendedor, mas também acolhedor com quem tem o desejo de criar coisas novas, crescer e colaborar com o todo.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais