Voluntários apresentam sugestões de projetos para sede da associação de moradores

BAIRRO SANTO ANTÔNIO

Voluntários apresentam sugestões de projetos para sede da associação de moradores

Projeto deve ser finalizado até o fim do mês de agosto. O próximo passo é a busca por recursos financeiros para viabilizar o início da obra. Além de construção da sede, ginásio de esportes também deve passar por reformas

Voluntários apresentam sugestões de projetos para sede da associação de moradores
(foto: Bianca Mallmann)
Lajeado

Mais um passo foi dado para a construção da sede própria da Associação de Moradores do bairro Santo Antônio. O grupo de trabalho criado com o objetivo de desenvolver o projeto apresentou duas propostas para a comunidade na noite desta quarta-feira, 27. A ideia é construir o espaço na área que fica ao lado do ginásio de esportes do bairro.

Leia mais: Voluntários formam grupo para sede à associação de moradores

O projeto desenvolvido por estudantes e egressos voluntários do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates conta com quatro setores principais: administrativo, criativo, de serviços e a área externa. São projetadas salas de gestão para serem ocupadas pela Associação de Moradores e Associação Marines, salas para atendimentos na área da saúde, cozinha, despensa, sanitários, sala de coworking, salas multiuso e brinquedoteca, além de horta e anfiteatro no pátio.

“O destaque do projeto são os espaços criativos. Uma área para as crianças lerem um livro e brincarem, oficinas de costura e gastronomia, uma sala de informática para as pessoas poderem fazer trabalhos, pesquisas, preencher um currículo. A proposta é que seja um lugar útil, pensamos em espaços dinâmicos para os moradores”, diz Bárbara Delazeri, estudante de Arquitetura e Urbanismo.

Para a presidente da associação de moradores do bairro Santo Antônio, Cristiane da Rosa, ter uma sede própria será a realização de um sonho. “Vamos poder retomar vários projetos. Como o debut social, as aulas para crianças e idosos, as oficinas de artesanato e qualificação para a nossa comunidade. Vamos ter um espaço mais digno”, comemora Cristiane.

A reforma do ginásio de esportes também é projetada. Entre as melhorias, pintura das paredes internas e externas, pintura da quadra, reparo nas telhas que estão furadas e causam goteiras, instalação de bebedouros e roteadores de internet.

“Nesse processo precisamos considerar vários quesitos. Como a questão financeira, técnica e de segurança, por exemplo. Eles pontuaram os pontos fortes de cada um dos dois projetos que desenvolvemos depois do primeiro encontro no início do mês. E agora vamos novamente nos reunir e desenvolver um projeto único, completo e elaborado”, finaliza Bárbara.

O projeto final deve ser apresentado até o fim do mês de agosto, para então iniciar a busca por recursos financeiros para viabilizar a construção da obra.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais