Em Porto Alegre, Cria Summit dobra de tamanho

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Em Porto Alegre, Cria Summit dobra de tamanho

Realizado no Instituto Caldeira, principal Hub de inovação do RS, o Cria Summit reuniu 150 pessoas ontem para debater temas relacionados ao marketing digital. Criado no ano passado em Lajeado, o evento dobrou de tamanho ao aportar na Capital gaúcha e a Criação.cc, empresa organizadora do evento, projeta uma edição ainda maior em 2024.

A programação principal do 2ª Cria Summit ocorreu à tarde, com palestrantes de renome nacional, como o head de Marketing da The News, a sócia da Agência Escala, Roberta Selistre, e a líder de Branding do Ifood, Jade Chemin. Pela manhã, o evento agregou workshop sobre técnicas de SEO, comandado pela diretora de SEO da Neil Patel Brasil, Marcella Merigo. Ao final, um Happy Hour marcou momento de conexões entre os participantes.
Diante do sucesso de mais uma edição, o sócio da Criação.cc, Eduardo Pittol, acredita que o evento deve se consolidar nos próximos anos até alcançar reconhecimento nacional. “Para isso, em 2024 queremos dobrar novamente de tamanho e depois continuar crescendo a cada edição.”

Governança corporativa da Gota Limpa na Fiergs

 

Promovido pela Fiergs com curadoria do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGE) o painel “Governança Corporativa e Sucessão como Valor para as Organizações” teve participação da diretora da Gota Limpa, Camile Bertolini Di Giglio. A atividade fez parte do programa de educação continuada EAC Fiergs, voltado para jovens herdeiros de empresas familiares, atuantes em seus negócios.

Camile abordou o tema ao lado da empresária e diretora do Instituto Helga Gerdau, Bea Johannpeter e da coordenadora Geral Capítulo RS do IBGC, Michelle Squeff, em bate-papo mediado pelo presidente da ACI de Novo Hamburgo, Diogo Leuck. Os painelistas compartilharam suas experiências e debateram os desafios de temas como sucessão e governança, inovação e sustentabilidade.

Federasul lança Manifesto Empreendedor Gaúcho

A Federação que congrega as entidades empresariais gaúchas, a Federasul lançou na terça-feira, 25, o Manifesto Empreendedor Gaúcho. O documento compila respostas colhidas em debates nos mais diferentes setores ao questionamento “qual Estado queremos comemorar em 2035 nos 200 anos da revolução Farroupilha?”

Entre três principais gargalos apontados na publicação, destaque para a crise da cadeia produtiva da proteína animal gaúcha com risco de êxodo rural e perda de agregação de valor. Os outros dois entraves mais relevantes, conforme o manifesto, são ligados à concorrência desleal – de reembalados com a produção nacional de nossa matriz socioeconômica e de importados com vantagens tributárias.

O documento também formaliza a posição da entidade, contrária a renovação do modelo de concessão ferroviária e favorável aos investimentos em modelos de aviação regional e expansão do uso de hidrovias. Com 36 páginas, a publicação visa embasar a atuação da Federasul nos pelos próximos 12 anos.

Rápidas

• Empresárias de Arroio do Meio – A Associação Comercial Industrial e de Serviços de Arroio do Meio (Acisam) mobiliza empresárias do município para a criação do segundo Núcleo de Mulheres da entidade. Na noite de terça-feira, 25, a entidade promoveu uma sensibilização com participação On-line da presidente do Conselho da Mulher da Federasul. O objetivo dos núcleos é empoderar, qualificar e formar uma rede de apoio às empreendedoras da cidade. São 45 vagas abertas e as interessadas podem entrar em contato com a Acisam pelo telefone (51) 995658603.

• Fraudes no e-commerce – O Brasil registrou 2 milhões de tentativas de fraudes no e-commerce no primeiro semestre de 2023. Os números fazem parte do Mapa da Fraude compilado pela empresa ClearSale e mostram uma queda de 50% no total de tentativas em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo assim, os valores envolvidos nas tentativas de operações fraudulentas ao comércio eletrônico somaram R$ 2,5 bilhões – um ticket médio de R$ 1.273. Conforme o estudo, a redução é reflexo da retomada do comércio presencial no pós-pandemia.

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