BrasRede desbravou internet e conectou Arroio do Meio e todo o Vale

Vale Empreendedor

BrasRede desbravou internet e conectou Arroio do Meio e todo o Vale

Fundada em 2001, em Arroio do Meio, empresa foi pioneira na cidade e responsável por conectar negócios e famílias com o mundo

BrasRede desbravou internet e conectou Arroio do Meio e todo o Vale
Desde 2005 na empresa, Raquel coordena a BrasRede. (Foto: Eduardo Dorneles)

Empreender também é se arriscar e desbravar. E foi exatamente isso que aconteceu quando Antônio Vasconcelos fundou a BrasRede, em Arroio do Meio, no ano de 2001. Com grande penetração no Vale do Taquari, o trabalho da empresa provedora de internet foi essencial para conectar não apenas a cidade, mas toda a região. E para isso, foi necessário trabalho, resiliência e visão.

Durante muito tempo, Vasconcelos trabalhou em Gravataí, na Siemens. Após uma reestruturação da empresa, se viu novamente em Arroio do Meio. Foi quando decidiu se desafiar e empreender. Ao lado de apenas uma secretária, ele enfrentou o desafio de conectar a cidade e suprir as demandas dos primeiros clientes, usuários de internet discada.

Originalmente concebida como Arroio Net, Vasconcelos cumpria todas as funções da empresa. O crescimento exponencial gerou em 2005 a necessidade de agregar colaboradores. E a primeira a chegar – que se mostraria no futuro uma das mais importantes – foi Raquel Schwambach, atual gerente de administração da BrasRede. “Seu Vasconcelos contratou a cliente mais chata que ele possuía para dar continuidade à empresa”, lembra.

Enquanto o tempo passava, os desafios aumentavam e novas soluções surgiam, Raquel foi assumindo cada vez mais responsabilidade e protagonismo no negócio. Em 2007, liderou o processo de mudança de sede da empresa para o Centro de Arroio do Meio. O movimento foi importante para que em 2010, quando a concorrência chegasse na cidade, estivesse tudo pronto não para competir, mas para atender da forma mais assertiva a demanda da região.

“Decidimos expandir e em 2011 começamos a trabalhar em outras cidades. Até por isso mudamos para BrasRede. Porém, diferente das outras empresas, buscamos os clientes que não eram adequadamente atendidos. Ou seja, os que estavam nas regiões periféricas e não centrais. Em Lajeado, por exemplo, até hoje são os pontos que temos mais clientes”, comenta Raquel.

Novos serviços foram sendo agregados com o tempo, mas a internet segue como o carro-chefe da empresa, que foi ampliando a infraestrutura ponto a ponto. Há duas décadas, a BrasRede locava 160 “postes” de luz. Hoje, são mais de 9 mil. E todo esse movimento de evolução é planejado em grupo. Do fax à fibra óptica, a empresa entendeu que as mudanças são rápidas e a tecnologia se transforma velozmente.

Hoje, a empresa conta com mais de 20 mil clientes distribuídos em 12 cidades da região. “A jornada foi dura, mas não desistimos. Entendemos que nossa missão é conectar todos. Não vamos parar até atingir esse objetivo”, conclui Raquel, um exemplo de como a ousadia para arriscar move o empreendedorismo no Vale do Taquari.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais