História da Capital Verde prova a importância da gestão na hora de empreender

Vale Empreendedor

História da Capital Verde prova a importância da gestão na hora de empreender

Empresa de consultoria de Lajeado já contribuiu com o crescimento de mais de 200 empresas em todo país

História da Capital Verde prova a importância da gestão na hora de empreender
Raquel Winter Reali já prestou consultoria e contribuiu para o sucesso de mais de 200 empresas do país (FOTO: J. J. Silva)

Saber liderar pessoas e entender processos é fundamental para qualquer gestor que queira um negócio de sucesso. É nessa esteira que nasce a Capital Verde, empresa de consultoria de Lajeado que, liderada por Raquel Winter Reali,  já cooperou na trajetória de mais de 200 empresas do país ao longo de 20 anos de história.

Natural de Lajeado, Raquel iniciou a jornada empreendedora muito antes de ter conhecimento na área. Com apenas 17 anos na época, iniciou a WR Assessoria e Marketing, uma empresa de consultoria idealizada a partir de conversas com a vizinha que trabalhava em uma escola infantil e tinha dificuldades em captar clientes.

“No meio dessas conversas, eu levava essas informações pros meus pais, e discutia com eles estratégias de como ela poderia ter mais sucesso na captação desses clientes. Vi uma oportunidade a partir dessas observações e abri minha primeira empresa”, conta.

Sem internet para facilitar a captação de clientes na época, Raquel buscava clientes para a empresa de forma manual: de porta em porta. Com este movimento, oferecia para empresas uma solução que pudesse aumentar a eficiência desses negócios. “Eu tinha menos de 18 anos, em torno de dez clientes e eles estavam satisfeitos com o trabalho que eu fazia. Estava realizada”, relembra. 

A partir disso, Raquel foi atrás de especializações na área de gestão e marketing. Contudo, as consultorias tiveram uma pausa quando ela conseguiu um cargo de gerente na Farmácia Essência. Após um período onde pôde desenvolver o trabalho como gestora, decidiu retornar ao trabalho de consultoria. Mas antes disso, fez intercâmbio em Porto, Portugal. Foi lá, junto com amigos, que a Capital Verde foi concebida.

Inspirado no Programa Pólis, um instrumento financeiro a programas de revitalização urbanística custeado pela União Europeia e gerido pelo Governo de Portugal, a Capital Verde seria uma empresa voltada ao capital intelectual das iniciativas de gestão ambiental do Estado do Rio Grande do Sul. A ideia foi deixada de lado, mas Raquel decidiu dar continuidade a empresa. Em 2002, a Capital Verde nasce em função do capital intelectual, mas logo migra para a área de consultoria.

A partir do diagnóstico junto com a empresa, a fim de entender a cultura e nível de refinamento de gestão da empresa, a Capital Verde desenvolve um plano de ação para auxiliar na eficiência e melhora de resultados de acordo com as necessidades do cliente. 

“O conhecimento é o principal ativo que uma empresa precisa ter para se diferenciar. Queremos ser co-autores em histórias de sucesso profissional”, conclui Raquel, que à frente da Capital Verde, demonstra que uma boa gestão é um dos pilares para o sucesso de qualquer empreendimento.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais