Há 20 anos – Adeus ao Fusca

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos – Adeus ao Fusca

Vinte anos atrás, um dos carros mais conhecidos saía da linha de produção da Volkswagen. A última fábrica que ainda produzia o veículo ficava no México. Em Lajeado, na época, existiam mais de 1,5 mil Fuscas.
O carro foi desenvolvido nos anos 1930, na Alemanha, e teve uso militar durante a Segunda Guerra Mundial. No Brasil, o modelo chegou em 1959, onde foi produzido até 1986.

Alguns anos depois, durante o governo de Itamar Franco, o modelo voltou a ser feito em terras brasileiras, mas já foi encerrado em 1996. A partir de então, somente uma fábrica no México continuou com o veículo, que encerrou a produção em 2003. Uma nova versão do Fusca chegou a ser apresentada, o New Beetle. Mas a Edição Final, com os últimos carros, foi feita em 2019.

Inauguração da Volkswagen no Brasil, em 1959. Em pé, no Fusca, está Juscelino Kubitschek (Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo)

Nova igreja para o Imigrante

A comunidade do bairro Imigrante, em Lajeado, planejava a construção de uma igreja em homenagem a Santo Antônio. Conforme a presidente da comunidade católica do bairro, Flávia Gutierrez, a obra seria feita por meio de um mutirão. A expectativa era iniciar a construção em agosto ainda, já que os materiais do alicerce e os tijolos já tinham sido adquiridos.

Na época, a comunidade usava as instalações da Escola Municipal Capitão Felipe Dieter para as missas, cursos de batismo e crisma. A nova igreja seria construída nas proximidades do educandário, ao lado do salão comunitário, na rua Wilibaldo Eckardt. De fato, hoje existe uma capela no local.

A igreja seria erguida ao lado do salão comunitário (Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo)

Há 50 anos – Lajeadense classificado para a Copa Governador

A Lajeado Associação de Esportes (LAE) se classificava para a Copa Governador do Estado ao derrotar o time de Cachoeira do Sul. Até então, o grupo lajeadense estava na 13ª posição entre os 25 clubes que participavam da competição.

Para comemorar a classificação, mais de trezentos carros fizeram fila em meio à chuva para saudar os jogadores vitoriosos. Na época, o presidente da LAE era Erny Teixeira, o diretor de futebol era Egomar Schardong e o responsável pelas relações públicas era Nelson Fluck.

Conforme o Jornal de Lajeado, os jogadores que faziam parte do time eram: Pompéia, Milinha, Brito, Tadeu, Ruy, Telo, Luis Carlos, Gão, Carlitos, Enio Chaves e Jaci. Naquela época, o Lajeadense e o antigo clube São José estavam unidos na Lajeado Associação de Esportes (LAE). Mas a parceria só durou até 1977.

Arquivo Municipal/Jornal de Lajeado

Acompanhe
nossas
redes sociais