“Gosto de estar em contato com as pessoas. Trocas de opinião agregam muito no negócio”

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“Gosto de estar em contato com as pessoas. Trocas de opinião agregam muito no negócio”

Sócio diretor da Forlar, Lourenço Franke, ressalta a importância da família na trajetória profissional. Empresário também detalha sobre o processo de ampliação do empreendimento que, hoje, conta com 21 colaboradores

“Gosto de estar em contato com as pessoas. Trocas de opinião agregam muito no negócio”
Sócio diretor da Forlar, Lourenço Franke, comenta sobre trajetória profissional e consolidação da empresa no Vale do Taquari (Foto: Deivid Tirp)

Do exemplo de dedicação dos pais, veio a vontade de crescer como profissional e pessoal e abrir o próprio negócio. O interesse pelo ramo de energia elétrica foi o que determinou o segmento escolhido por Lourenço Franke. Hoje atua com duas filiais no Vale do Taquari.

Natural de Taquari e sócio-diretor da Forlar, ele foi o convidado desta semana de “O Meu Negócio”, programa multiplataforma do Grupo A Hora. Durante o bate-papo, ressaltou o orgulho que tem do cuidado com a criação que os pais tiveram e que isso foi essencial na sua formação de caráter.

Franke relata que começou sua trajetória profissional aos 15 anos, como estagiário em uma das maiores empresas do município. Segundo ele, por se tratar de uma referência em telecomunicação no país, foi uma grande escola e trouxe importantes aprendizados e experiências.

O empreendedor afirma que aprendeu sobre a questão tributária no local. “Isso me deu bagagem para o momento de abrir o meu negócio, fazer as análises de onde abrir e qual seria o método mais favorável de comércio”, detalha.

A Forlar iniciou em outubro de 2016 e, hoje, possui matriz administrativa em Taquari, junto à loja física do município. Em Lajeado, também possuem construções. O centro de distribuição é responsável por receber todo o material dos fornecedores e redirecionamento das vendas a clientes de todo Brasil.

Entrevista

“Onde é possível pegar referência e se inspirar, deve-se aproveitar”

Rogério Wink: De onde surgiu o insight para a empresa?

Lourenço Franke: Sempre tive vontade de abrir meu próprio negócio no ramo da energia elétrica, mas nunca soube para onde seguir ao certo. Em uma conversa com meu cunhado, que trabalhava com imóveis, ele comentou que sentia falta de um local que vendesse lustre na cidade. Isso me fez começar a trabalhar a ideia.

Wink: Como a loja começou?

Franke: Como a venda de lustres era um nicho muito específico, pensei em ampliar a área de abrangência do negócio. Assim, comecei a trabalhar com iluminação em 2016 e abri a Ilustre Iluminação. No começo, o intuito era vender produtos apenas para o município, não pensava que iríamos expandir para outros pontos da região e, até mesmo, e-commerce.

Wink: O que auxiliou na ampliação?

Franke: O apoio de amigos e familiares foi fundamental para nos ajudar a fomentar o negócio. Com o tempo fomos ampliando funcionários, rede de contatos, melhoramos o relacionamento com o cliente e marcamos presença. No meio do caminho, um arquiteto local nos procurou para um projeto e foi neste momento que entendemos que esse seria um mercado para investir. Também percebemos que o e-commerce seria um grande amigo para vender nosso produto. Acima de tudo, ter um site organizado é uma grande vitrine para que pessoas de todo o canto possam se interessar pela empresa.

Wink: Qual o público principal em Lajeado?

Franke: Hoje, nosso grande público são pessoas que estão realizando obras. Nós entramos no processo quando chamados, independente se é antes, durante ou, até mesmo, depois da finalização do projeto. Também trabalhamos com parcerias com arquitetos locais, empresas, e outros. Um exemplo é a nossa atuação com o Quiero Café. Cada franquia nova que abre temos combinado que a iluminação é conosco.

Wink: Como funciona o atendimento nas filiais?

Franke: Hoje somos 21 colaboradores, mas a expectativa é que aumente para 23 nos próximos dias como estamos procurando funcionários para Lajeado. Ultimamente tivemos que nos dividir em função da filial nova, mas a equipe própria para o local já está encaminhada. Nesses momentos percebemos a importância de ter todos os setores em sintonia. Se não tivéssemos a colaboração conjunta, com certeza o processo teria sido muito mais complicado.

Wink: Onde vocês buscam novidades?

Franke: Na questão de produtos, sempre estamos de olho nas novidades dos nossos fornecedores. Queremos nos manter atualizados com o que o mercado consome. Já na parte de processos e gestão, busco leituras, podcasts e referências que me auxiliem a crescer. Durante esse período notamos que as áreas de automação, e-commerce e atendimento são fundamentais para manter funcionando e investindo.

Wink: Qual atividade do negócio você mais gosta?

Franke: Eu sou do comercial. Desde pequeno sempre fui do atendimento, gosto muito da troca que esse setor permite. Brinco que se pudesse fazer só isso, faria com o maior prazer.

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