Vereadores aprovam criação de dois cargos no Legislativo

CÂMARA DE LAJEADO

Vereadores aprovam criação de dois cargos no Legislativo

Serão inseridas no quadro de servidores as funções de tesoureiro e assistente administrativo. O preenchimento das vagas ocorre por meio de concurso público

Vereadores aprovam criação de dois cargos no Legislativo
Lorival disse que se sentiu traído por emenda ao projeto apresentada pela presidente Paula Thomas e Alex Schmitt (Foto - Henrique Pedersini)
Lajeado

Os vereadores de Lajeado autorizaram a criação de dois cargos na estrutura da câmara, na sessão desta terça-feira, 25. Por meio de concurso público, serão preenchidas as vagas de tesoureiro e assistente administrativo. O objetivo é dar mais autonomia para o processo de compras na rotina do Legislativo, sem depender de servidores da prefeitura, como ocorre atualmente.

Entretanto, a proposta inicial da mesa diretora teve alterações. A principal delas é o arquivamento da emenda apresentada pela presidente Paula Thomas (PSDB) e Alex Schmitt (PP) em que era sugerida a extinção de 12 cargos desocupados. A ideia era barrar a possibilidade de preenchimento futuro das atribuições. Na prática, apenas deixaram de existir as funções de Telefonista/Recepcionista e um cargo de Auxiliar Administrativo, que estavam previstos no texto original.

O pedido de arquivamento da emenda foi feito pelo vice-presidente Lorival Silveira. O progressista argumentou não ser favorável a extinção de cargos que previa o anexo e que a proposta apresentada para ele não foi a mesma encaminhada ao plenário. “Me senti até um pouco traído”, comentou.

A presidente Paula Thomas (PSDB) valorizou a aprovação do texto, porém lamentou o formato final da proposta, que eleva gastos da câmara. “Estava na casa desde abril, quase fazendo aniversário. Teremos ganho com os novos cargos, queríamos extinguir os cargos, mas respeitamos a democracia”, ponderou.

Outra emenda, assinada por Lorival Silveira (PP), Marco Schaefer (MDB) e Jones Vavá (MDB), altera o padrão salarial do cargo de Assessor de Plenário e Comissões de CC2 (R$2.902,99) para CC3 (4.625,32), além de encargos.

A maioria dos vereadores reconheceu a importância da autonomia na rotina de pagamento de despesas da casa. Sérgio Kniphoff (PT) lembrou da necessidade em debater alterações no número de cadeiras na câmara de Lajeado, com o aumento populacional confirmado pelo Censo 2022. Pelos números, Lajeado poderia incluir mais dois vereadores e chegar a 17 cadeiras. O único voto contrário foi Alex Schmitt (PP). O projeto tramitava na casa desde abril e acumulou seis pedidos de vistas antes de ser apreciado.

Prédio do Daer em pauta

O aproveitamento da estrutura da antiga sede do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) foi abordado por Carlos Eduardo Ranzi (MDB), Alex Schmitt (PP), Mozart Lopes (PP) e Isidoro Fornari (PP). O prédio situado na Avenida Benjamin Constant ficará sob responsabilidade do município em negociação que envolve a construção de nova sede, no bairro Campestre e obra de faixas adicionais na ERS-130. Uma das ideias do governo é vender a área por meio de leilão. Sugestões apresentadas pelos opositores é que o local seja explorado para abrigar serviços públicos.

Acompanhe
nossas
redes sociais