Restauração ambiental

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Restauração ambiental

O artigo “Restauração ambiental: importante aliada para minimização do impacto humano no meio ambiente” traz uma boa reflexão e indica ações. O artigo é assinado por Andrés Esteban Esguerra Ochoa em colaboração com a professora doutora Elisete Maria de Freitas, docente dos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates.

Movimentos

O conteúdo aborda os movimentos mundiais para construir um futuro melhor, no âmbito ambiental, para as futuras gerações. Também aponta a legislação nacional: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Na prática

O texto também destaca que a prática está longe das intenções. E aponta algumas formas de reverter a situação de áreas degradadas, fruto de pesquisa na Univates, entre elas: o plantio de espécies nativas regionais em área total; de mudas produzidas em viveiro; semeadura direto no solo; e poleiros artificiais em pontos estratégicos para as aves fazerem o trabalho de semear. Confira o artigo completo no univates.com.br.

Última semana

Embora esta seja a última semana da campanha “Julho sem plástico”, o movimento deve ser permanente. Sempre é possível repensar o uso de sacolas, a aquisição de produtos que vêm com diversas embalagens, os famosos potinhos,e por aí vai. O que não é possível eliminar, separe e descarte corretamente.

Viva o Taquari

A programação do 14º Seminário Ambiental do programa Viva o Taquari – Antas Vivo contará com oficinas itinerantes nas escolas, de 18 a 26 de setembro. O encerramento será com palestras no auditório do prédio 7, na Univates.

Movimentos políticos

As ações práticas são fundamentais, assim como os movimentos políticos. O governo do RS passou a compor a Comissão Tripartite Nacional do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. As comissões são espaços de diálogo entre órgãos e entidades com o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional do Meio Ambiente.

Representação
A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Marjorie Kauffmann, uma das titulares da comissão.

Pingos d’água

Viver Cidades – Hoje ocorre a edição mensal do painel Viver Cidades. “O que o meio ambiente nos mostra com a cheia do rio Taquari?”será o tema abordado das 19h às 20h, na Rádio A Hora 102.9, com transmissão pelo Facebook.

Visita à UTL – As visitas guiadas à Usina de Tratamento de Lixo (UTL) de Estrela podem ser agendadas pelo (51) 3981-1084.

Participação – O Dia D Descarte, em Estrela, contabilizou a entrega de 22 litros de óleo de cozinha usado, 445 lâmpadas, 200 kg de eletrônicos e 510 kg de vidro.

Acompanhe
nossas
redes sociais