Pontos públicos para conhecer em Muçum, cidade dos trens turísticos no Vale do Taquari

Turismo

Pontos públicos para conhecer em Muçum, cidade dos trens turísticos no Vale do Taquari

Do dia 28 de julho até o fim do ano, município será ponto de embarque e desembarque do Trem da Imigração e Trem dos Vales

Pontos públicos para conhecer em Muçum, cidade dos trens turísticos no Vale do Taquari
Muçum

O trem turístico já está em Muçum no aguardo dos turistas. Desta sexta-feira, 28 de julho, até o fim do ano, a estação férrea vai ser ponto de embarque e desembarque do Trem dos Vales e Trem da Imigração.

Muito além da magia dos trilhos, o charmoso município da região alta do Vale do Taquari apresenta uma série de atrativos aos visitantes. O 365 vezes no vale lista nesta matéria os pontos públicos que podem ser visitados em Muçum. Todos os destinos têm acesso gratuito.

No Instagram do 365 vezes no vale, tem um vídeo completo sobre os pontos públicos e religiosos de Muçum.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Purificação

Fica no centro da cidade de frente para a Praça Cristóvão Colombo. A igreja foi construída em 1917 no estilo gótico-renascença. Chama atenção o jardim bem cuidado, a imponente escadaria e a localização do templo em um dos pontos mais altos da cidade. Junto do complexo religioso está uma gruta feita pelo homem em honra a Nossa Senhora de Lourdes.

Mirante Nossa Senhora da Salete

Fica em uma elevação aos fundos da igreja. Para chegar até o mirante é preciso fazer uma caminhada de aproximadamente 500 metros. O acesso é pavimentado com pedras, porém, bastante íngreme, exigindo certo esforço físico. No topo do morro, está a estátua da santa com cerca de cinco metros. Outro atrativo é a vista panorâmica da cidade.

Ponte Rodoferroviária Brochado da Rocha

Cartão postal de Muçum, a estrutura com quase 300 metros de comprimento foi responsável pela cidade ser conhecida como Princesa das Pontes. A arquitetura chamativa tem longos arcos que permitem o tráfego na estrada e nos trilhos férreos. Inclusive, o Trem da Imigração passará sobre a ponte construída pelo 1° Batalhão Ferroviária na década de 70.

Gruta Nossa Senhora das Vitórias

A Gruta Nossa Senhora das Vitórias está localizada na Linha Santo Isidoro. A santa foi encrustada na rocha após promessa feita na 2ª Guerra Mundial, para que pracinhas retornassem do conflito com vida. O destino de natureza e fé tem espaços para passar o dia e pequenas cachoeiras.

Igreja Nossa Senhora das Dores

Capela de madeira construída na década de 50 que mantém os traços originais. Destaque fica para as charmosas pinturas internas e a simplicidade do templo mantido pelos poucos moradores que permanecem na comunidade conhecida como “Barei”.

Rota das Casas e Casarões

Trajeto de 30 quilômetros que passa em frente a construções imponentes que podem ter mais de 100 anos de história. O objetivo é conhecer e preservar a história e patrimônio local, além de desfrutar de lindas paisagens interioranas da cidade. No caminho também estão capiteis e igrejas de importância religiosa.

Acompanhe
nossas
redes sociais


Warning: array_rand(): Array is empty in /srv/users/grupoahora/apps/grupoahora/public/wp-content/themes/jornalahora/_publicidade-rodape.php on line 40